Sintomas da falta de água no organismo

Você sabe quais são os sintomas da falta de água no organismo ?  Veja abaixo tudo sobre o assunto

Á água é a substância mais abundante do corpo humano. Seu balanço no organismo deve estar equilibrado, sendo que consumo deve ser igual ou maior que a perda. Deve, haverportanto, um equilíbrio hídrico a fim de garantir as funções normais do organismo. 

Algumas de suas funções são: 

  • Participa das reações no organismo; 
  • É componente estrutural das células; 
  • Mantém o trânsito dos fluidos intra e extracelular; 
  • Lubrifica todos os tecidos; 
  • Transporta substâncias e nutrientes; 
  • Mantém a temperatura corporal; 
  • Participa da digestão, absorção e excreção; 
  • Melhora o funcionamento dos rins e intestino; 
  • Elimina metabólitos; 
  • Importante para a gestação. 

Se você pensa que devemos tomar água apenas quando estamos com sede ou com muita sede, você está erradoDevemos beber água constantemente para garantir o aporte que nosso corpo necessita. Muitas pessoas negligenciam uma boa ingestão de água e, por isso, acabam causando uma desidratação do corpo que pode dar sinais através dos seguintes sintomas: 

Sintomas da falta de água no organismo

  • Boca e garganta secas 
  • Pele seca 
  • Diminuição da transpiração 
  • Redução no volume de urina produzida 
  • Dor de cabeça 
  • Tontura 
  • Prisão de ventre 

Em algumas situações faz necessário aumentar a ingestão de água como: 

  • Em crianças e idosos; 
  • Na gravidez e amamentação; 
  • Em ambientes aquecidos ou resfriados; 
  • Transpiração excessiva por causa do calor em dias quentes ou de atividades físicas;  
  • No consumo aumentado de fibras;  
  • Na ingestão aumentada de bebidas alcoólicas e refrigerantes; 
  • Em casos de queimaduras e cirurgias; 
  • Na diarreiavômito e febre; 
  • Na perda excessiva de sangue; 
  • No uso de diuréticos; 
  • Na obesidade. 

A quantidade de água recomendada pode variar para cada pessoa, pois leva-se em consideração a idade, o peso corporal, se pratica atividade física ou não, se possui alguma patologia ou não, entre outros fatores. Porém, para um adulto em bom estado de saúde, a recomendação geral é de, no mínimo, 2 litros de água por dia. 

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As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

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