Mofo ou bolor – Veja como tirar da casa e das roupas

Veja como tirar o mofo e bolor

As roupas que não são usadas com muita frequência, e acabam ficando guardadas durante muito tempo no guarda-roupa, podem adquirir mau cheiro e até bolor. Casacos pesados, vestidos de festa e adereços de inverno são as peças que mais sofrem, pois são usadas em pouquíssimas ocasiões.

Para evitar que a umidade estrague suas roupas, e aprender a reverter os danos provocados pelo bolor, confira algumas dicas fáceis para tirar mofo e se livrar dos maus odores.

Como prevenir
O excesso de umidade pode tornar o ambiente propicio à proliferação de fungos, que causam o mau cheiro e as manchas de mofo nas roupas. Para se livrar do problema, existem algumas dicas caseiras para tirar a umidade do armário e, consequentemente, preservar as peças.

Vinagre branco

Coloque um pouco de vinagre branco em um borrifador, e espalhe o líquido pelo guarda-roupa vazio. Depois, faça a limpeza com um pano seco, e deixe todas as portas e gavetas abertas para secar. Isso dificultará a proliferação dos fungos, acabando com o cheiro de guardado.

Cravo da índia e alfazema

Para retirar os maus odores e deixar as roupas livres de traças, espalhe pelo armário saquinhos contendo cravos da índia, ou ramos de alfazema. Essa técnica é uma alternativa à pedra de naftalina, que retira a umidade do ambiente, mas deixa um cheiro muito forte e desagradável.

Maizena e bicarbonato de sódio

Retire a umidade do móvel utilizando maizena, ou bicarbonato de sódio. Para colocar a técnica em prática, basta encher pequenos recipientes com as substâncias, e espalhar pelas áreas da casa que sofrem com o mofo e umidade. Quando o pó ficar úmido, é hora de ser descartado e substituído.

Como retirar o mofo da roupa

Lavar com vinagre

As roupas manchadas pelo mofo devem ficar de molho no vinagre branco por, pelo menos, 20 minutos antes de serem lavadas. Para peças muito sujas, a dica é esfregar as manchas, delicadamente, com uma escovinha macia umedecida em vinagre.

Para peças de couro emboloradas, use um pano macio com vinagre branco para remover a sujeira. Depois, finalize a limpeza com óleo de amêndoa, que lustra e hidrata o couro.

Dicas para tirar o mau cheiro

Se a roupa estiver apenas mal cheirosa, deixe-a de molho na água com canela, ou cravos da Índia por 20 minutos.

Cômodos com muita umidade, que tenham contato direto com a água e que não recebam luz solar com muita frequência, correm o risco de ficarem mofados com o passar dos anos. O bolor, que extremamente tóxico para a saúde humana, pode tomar conta das paredes, do piso e até dos móveis. Para remover esse indesejável invasor, confira algumas dicas de limpeza fáceis para tirar mofo.

Como tirar bolor da casa

Ao unir alguns ingredientes caseiros, como limão, bicarbonato de sódio e vinagre branco, é possível fazer uma limpeza eficiente, sem precisar gastar muito dinheiro. Para fazer a receita, misture o suco de dois limões, duas colheres de sopa de bicarbonato e quanto baste de vinagre branco. Aplique nas paredes e esfregue com bucha ou escova de limpeza.

Para tirar limo e mofo dos rejuntes de pisos e azulejos, corte um limão ao meio e esfregue sobre a superfície. Deixe agir por alguns minutos e enxágue. Para os móveis, junte em um borrifador 100 ml de álcool e 100 ml de vinagre branco. Borrife nas regiões com manchas de mofo e esfregue com um pano macio. Se o bolor estiver em estofados ou móveis revestidos com tecido, umedeça a região contaminada com água e depois polvilhe um pouco de bicarbonato por cima. Espere alguns minutos para que o produto faça efeito e depois esfregue com uma bucha ou escova de dentes.

Como evitar mofo
Para prevenir o aparecimento do mofo, encha uma xícara com amido de milho e coloque nos ambientes que correm o risco de ficarem enfestados. Troque sempre que a farinha ficar úmida. Outra boa dica é colocar canela de pau dentro dos armários e guarda-roupas, para tirar o mau cheiro do bolor.