Tratamento caseiro para rachaduras e ressecamento nos pés


Tratamentos para rachaduras nos pés podem ajudar muita gente a se livrar da pele áspera e descamada. Porém, nem todas as fórmulas realmente funcionam. De acordo com a dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é preciso estar atento aos produtos que compõem os remédios e cremes caseiros, além dos motivos que provocaram o ressecamento da região.

As fissuras nos pés podem ser causadas pela falta de hidratação no local ou por doenças como hipotireoidismo e diabetes, o que aumenta a necessidade de procurar um especialista que informará o diagnóstico e o tratamento mais adequado.

Causas

As fendas nos pés são causadas por sobrepeso ou ressecamento da região. Confira os principais fatores que contribuem para o problema:

Lixar os pés com frequência é ruim, já quo processo remove as células mortas e provoca um efeito rebote do organismo, que compensa produzindo uma camada ainda mais grossa e ressecada de pele, o que resulta nos machucados. Caso sinta necessidade, aposte em um passo a passo para acabar com a pele seca sem lixar.
Outro fator é o sobrepeso e a obesidade, que sobrecarrega o peso e pressiona a base do corpo, deixando a pele mais frágil.

Também pode ser um sintoma de doenças como diabetes, hipotireodismo, psoriase, micose e insuficiência vascular. Segundo a dermatologista Mayra Clemente, alguns sinais diferenciam o secura comum do quadro causado por doenças. “É preciso observar se a dor ocorre em apenas um pé e se é acompanhada por bolhas ou descamação intensa. Outro indício que pode indicar alguma infecção é quando as fissuras não começam pela região dos calcanhares e não são acompanhadas de ressecamento prévio”, explica.

Andar descalço é uma das atitudes que contribuem para rachaduras nos pés. O costume causa atrito entre o chão e a cutis e ainda pode facilitar o contato com substâncias danosas para a pele, como alguns produtos de limpeza.
O uso excessivo de calçados abertos que não absorvem impacto, como chinelos e sandálias, são outra causa para as rachaduras.

O desequilíbrio com ácido úrico no organismo também pode ser responsável pelo problema. Assim, a melhor alternativa é procurar um médico que fará o diagnóstico correto.

Como evitar

Hidratar os pés é o principal segredo para prevenir o aparecimento das fissuras, já que o processo mantém a elasticidade necessária para manter a pele saudável.

Além disso, conforme citado anteriormente, o hábito de lixar os pés deve ser esquecido, pois retira uma camada da pele e provoca um efeito rebote no organismo, aumentando a espessura do órgão e deixando-o ressecado, o que facilita a criação de fendas.


Evitar andar descalço é outro ponto importante, já que a falta de um solado adequado deixa o pé exposto diretamente ao ambiente, o que contribui com a secura.

Como curar?

É preciso consultar um dermatologista para determinar se as fendas foram desencadeadas por alguma doença e assim tratar a origem do problema. Caso não exista relação, o tratamento para as lesões consiste em hidratar os pés para evitar o ressecamento e fechar a ferida.

Rachadura nos pés com sangramento merecem ainda mais atenção, pois estas fissuras profundas provocam dor e são uma porta de entrada para bactérias que podem agravar o caso. Portanto, é imprescindível procurar um médico para curar a complicação.

Qual o melhor creme?

A dermatologista Mayra Clemente indica usar cremes com substâncias umectantes, que hidratam por meio da atração da água do corpo para a pele, como vaselina, ureia, lanolina, alatoína e óleo de amêndoas na versão cold cream, que hidrata intensamente a cutis.

Com vaselina
Assim como o bepantol, a vaselina tem poder hidratante capaz de devolver a elasticidade para a pele. Pode ser usada várias vezes ao dia, mas é recomendado passar o produto antes de dormir, pois é escorregadio e pode causar acidentes durante as atividades do dia.

Com glicerina

A hidratação com glicerina ajuda a tratar e prevenir a pele ressecada. Umectante, a substância acalma e atrai água para a pele, restaurando sua elasticidade. A aplicação é simples e consiste em misturar um copo de glicerina líquida com 3 copos de água em um frasco e passar antes de dormir. De acordo com a dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente, a substância também pode ser utilizada em fórmulas manipuladas e cremes indicados por um especialista.

Creme caseiro para rachadura nos pés

A especialista indica um potente remédio caseiro para rachadura nos pés:

Ingredientes

  • 200 ml de óleo de amêndoas doce
  • Uma bisnaga de despantenol creme (conhecido comercialmente como bepantol
  • Creme hidratante com ureia na composição

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um frasco limpo e com tampa, que não tenha sido utilizado anteriormente, e passe antes de dormir. Para evitar manchas, espere secar antes de ter contato com tecidos como lençóis e meias.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.