quinta-feira, dezembro 14, 2023
Saúde da mulher

Tratamentos caseiros para candidíase – Funcionam de verdade e são seguros

Ao contrário do que a maioria pensa, existem tratamentos caseiros para candidíase. Eles são muito úteis de uma forma geral.

Para ajudar você a entender mais sobre os tratamentos caseiros para candidíase, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é candidíase?

Nossa flora intestinal, garantidora de nossa boa saúde física e mental, consiste em 100 trilhões de bactérias de cerca de 400 espécies diferentes. Entre eles, temos cândida albicans. Todas essas bactérias vivem em simbiose e todas têm seu papel e utilidade dentro de nossa microbiota.

Somente aqui, esse equilíbrio é frágil e, em certas circunstâncias, as bactérias podem proliferar de tal maneira que o equilíbrio é perturbado, falamos então de disbiose.

No caso da cândida albicans, que é um fungo ou fungo oportunista naturalmente presente no intestino, sua proliferação pode levar ao que é chamado de candidíase. 

E, dependendo do grau de infestação, essa candidíase gerará distúrbios mais ou menos irritantes ou até incapacitantes. A candidíase, ao se tornar crônica, enfraquece o sistema imunológico e causa muitos sintomas.

O desenvolvimento de cândida albicans também causará inflamação e permeabilidade do intestino, que deve ser tratada ao mesmo tempo que a flora. Veremos abaixo como fazê-lo da maneira natural.

Tratamentos caseiros para candidíase

Dieta anti-candidíase

A primeira coisa a fazer com urgência, e durante toda a duração do reparo e restauração, para não alimentar a cândida albicans, é modificar temporariamente sua dieta, eliminando, tanto quanto possível, tudo o que possa nutri-la. 

Sabendo que uma vez erradicada a candidíase, será necessário ter cuidado para não consumir tanto açúcar e consumir carboidratos (lentos) em quantidade moderada.

O açúcar em todas as suas formas, é imperativo para remover (açúcar refinado, mel, xarope de bordo, xarope de agave, coco açúcar, adoçantes …)

Evitaremos o consumo de (também) frutas doces – mesmo que isso signifique evitar todas as frutas por algum tempo em caso de candidíase muito grave – e elas serão consumidas fora das refeições.

Alimentos ricos em leveduras, fermentos e bolores também devem ser evitados (pão, pastelaria, doces, pizzas etc.), bem como todos os produtos fermentados, incluindo alguns que geralmente são bons para a flora intestinal (queijo, chucrute, cerveja, cidra, molho de soja, álcool)

Os produtos lácteos também devem ser evitados, pois eles contêm muito lactose ou são fermentadas.

Poderemos consumir muitas plantas que não são muito ácidas ou doces (mantendo-se razoáveis ​​em termos de quantidade de frutas), leguminosas (lentilhas, grão de bico, feijão, feijão, ervilha, etc.), grãos integrais em quantidades moderadas.

O óleo de coco contém propriedades anti-fúngicas e anti-bacterianas. Consuma na proporção de uma a duas colheres de sopa por dia e deixe por alguns momentos na boca em caso de infecção por fungos.

O alho é conhecido por destruir o biofilme e desinfetar a flora intestinal por sua ação antibacteriana. Consumir sem moderação, idealmente com um a dois dentes de alho cru por dia, se for suportado.

Gostou de saber mais sobre os tratamentos caseiros para candidíase? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.