Unhas podem indicar doenças – É importante que ficar atento


Unhas bem cuidadas são importantes para sua autoimagem e para sua autoestima. Contudo, as unhas também são um reflexo do nosso estado geral. 

Por exemplo, unhas danificadas podem ser um sintoma de doença renal ou cardíaca, ou diabetes. 

Para ajudar você a entender mais sobre como as unhas pode indicar doenças, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que suas unhas dizem sobre sua saúde?

Os problemas das unhas estão frequentemente ligados a fatores externos: produtos de limpeza, trabalho manual, tarefas domésticas, etc.

No entanto, a deterioração do estado das unhas pode refletir um problema médico. Em 2005, uma equipe de médicos irlandeses chegou à conclusão de que os primeiros sinais de osteoporose eram visíveis nas unhas.


Quais são os sintomas de alerta?

  • Muito claras podem aparecer se a contagem de glóbulos vermelhos estiver muito baixa e sugerir anemia, doença hepática ou doença cardíaca.
  • As unhas brancas podem indicar diabetes ou doença cardíaca.
  •  Brancas com bordas pretas podem indicar um problema no fígado, como hepatite.
  • As unhas brancas mate com uma linha rosa na parte superior são chamadas de “unhas de Terry”. O fenômeno pode estar relacionado à idade avançada, mas também ser um sinal de diabetes ou de um problema renal, hepático ou cardíaco.
  • Amarelas são principalmente consequência de uma infecção fúngica (fungos). Quando piora, a unha começa a crescer e se desintegrar. 
  •  Grossas e amareladas de crescimento lento podem estar associadas a um distúrbio pulmonar, como bronquite crônica.
  •  Amarelas podem ser um sinal de disfunção tireoidiana ou diabetes. Em pessoas com psoríase, sinusite crônica ou artrite reumatoide, as unhas amarelas são comuns.
  •  Com reflexos azulados podem indicar falta de oxigênio. Um problema pulmonar, como enfisema, pode ser a causa. Certas doenças cardíacas também estão associadas a unhas azuladas.
  • Pequenos orifícios ou listras podem ser um sintoma de alerta de psoríase ou artrite. Frequentemente, a unha fica descolorida e a pele por baixo fica com uma coloração vermelho-amarronzada.
  • Unhas secas, friáveis, quebradiças e rachadas estão frequentemente associadas a doenças da tireoide. Se isso for acompanhado por uma coloração amarelada, a causa mais provável é uma infecção fúngicas.
  • Cutículas inchadas e vermelhas são o resultado de inflamação. Pode significar infecção, mas também lúpus ou outra doença do tecido conjuntivo.
  • Linhas horizontais de lado a lado, as “linhas de Beau”, podem ser o sintoma de uma série de problemas de saúde ou refletir um estado de estresse.
  •  Em forma de colher que são mais finas e profundas ou fortes no meio podem indicar a presença de lúpus, doenças cardíacas, excesso ou deficiência de ferro.
  • Uma linha preta na unha deve ser examinada o mais rápido possível por um dermatologista. Na verdade, pode ser um sinal de melanoma maligno, uma forma perigosa de câncer de pele.

Gostou de saber mais sobre o que suas unhas dizem de sua saúde? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Veja também [su_list icon=”icon: arrow-right”]

[/su_list]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.