7 utilidades incríveis do detergente que você não conhecia


Normalmente o detergente fica restrito à cozinha para lavar os pratos, panelas, louças em geral. Como um agente desengordurante, ele é perfeito para retirar resíduos de comida e gordura dos utensílios, panelas e travessas. Mas o que muita gente não sabe é que o detergente é um produto multiuso, podendo ser aproveitado em outras tarefas de casa.

Descobrir novas utilidades de um produto que já usamos é muito útil, assim diminuímos o número de produtos de limpeza que temos em casa, economizando dinheiro e ajudando o meio ambiente.

Nossa saúde também ganha, afinal, os produtos de limpeza possuem muitos compostos químicos prejudiciais à saúde, se pudermos diversificar o seu uso dentro de casa, melhor ainda!

Confira as 7 utilidades do detergente que você desconhecia

Eliminar manchas de gordura

Muito simples de fazer. Basta aplicar uma pequena quantidade de detergente em cima da mancha, esfregar bem com os dedos ou uma escova limpa e enxágue com água. A gordura ira desgrudar da roupa e a mancha desaparecerá.

Dar brilho a joias

Pegue uma bacia e faça uma solução com água e algumas gotas de detergente neutro. Coloque os anéis, brincos, pulseiras e colares que estejam sem brilho e deixe de molho por 3 a 5 minutos. Se for necessário, use uma escova. A solução irá dar brilho as joias e mantê-las limpas.


Pulverizar plantas

O detergente forma uma camada protetora na superfície da planta que impede o contato de insetos indesejáveis. A quantidade deve ser pouca para não prejudicar a planta. Utilize 3 gotas em 1 litro de água limpa e pulverize a planta em um dia nublado, o sol com o detergente pode causar uma reação indesejável na planta.

Eliminar insetos

Utilize a mesma solução descrita na dica acima para borrifar em cima de formigas, aranhas, etc. O detergente é eficaz e muito menos tóxico do que os venenos convencionais que contaminam o ar da nossa casa.

Higienizar escovas de cabelo

Esquecemos muitas vezes de fazer a limpeza das escovas e pentes de cabelo, que acumulam sujeira e gordura presente no couro cabeludo. Faça essa higienização mensalmente e conserve melhor as suas escovas, mantendo-as limpas. Deixe as escovas de molho em água com detergente e depois enxágue e deixe secar bem antes de utilizar novamente.

Limpar o motor do carro

Bem mais barato e com menos compostos químicos que os produtos para limpar o motor do carro, o detergente irá fazer o mesmo trabalho com menos gastos. Faça uma solução com água e algumas gotas de detergente e utilize um pano úmido para fazer a limpeza.