O alho auxilia o emagrecimento por ser um alimento termogênico, que aumenta o gasto calórico corporal


Diversas pesquisas sugerem que o alho é capaz de auxiliar no emagrecimento por ser considerado um alimento termogênico, que aumenta o gasto calórico corporal, ajudando a emagrecer. O principal princípio ativo do alho, que seria responsável por essa vantagem, além da aromatização de pratos e proteção imunológica, é chamado de alicina.

Quando cortamos ou amassamos o alho, suas enzimas alinases liberam alicina. Ela é capaz de fluidificar o sangue e relaxar os vasos sanguíneos. Além disso, ela estimula a produção de uma enzima no fígado que inibe a produção de gordura. Você acumula menos colesterol, menos gordura hepática, e menor será a deposição de gordura nos outros órgãos.

Como consumir alho para emagrecer

Depois de descascado, macerado ou picado – conforme sua preferência – é preciso que ele fique dez minutos “descansando”. É o tempo necessário para a liberação de alicina, composto bioativo mais importante do alho, responsável pela maioria das vantagens de consumi-lo.


No entanto, é importante ressaltar que a alicina perde suas propriedades quando o alho é refogado ou submetido a altas temperaturas, que destroem essas enzimas tão importantes do alimento. O ideal é consumir o alho cru, in natura.

Preparos que facilitam ingestão:

Como um tempero, sempre ao final das receitas, polvilhado cru sobre o prato. Assim, você evita que ele seja exposto ao calor e preserva as propriedades do bulbo.- Como azeite aromático, numa conserva de azeite extravirgem. Você pode deixar os dentes apenas durante um tempo para aromatizar ou deixá-los curtir sempre sem retirá-los. O azeite ficará com sabor cada vez mais intenso.- Como comprimido é outra alternativa para ingestão do alho cru. Tome com água como se fosse uma pastilha, sem mastigar. Assim você evita o sabor e o hálito que fica quando você mastiga alho.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

3 thoughts on “O alho auxilia o emagrecimento por ser um alimento termogênico, que aumenta o gasto calórico corporal

  • em
    Permalink

    Então é por isto que nunca fico gripada uso muito alho e cebola!

Fechado para comentários.