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Alimentos que agem como remédio


8 alimentos que valem por remédio: trate hipotireoidismo, diabetes e mais

Se por um lado alimentos nada saudáveis podem causar doenças como obesidade, diabetes e até câncer, por outro existem comidas que previnem e tratam esses problemas. São os chamados alimentos funcionais, que têm propriedades que vão muito além do fornecimento de energia para o corpo. A seguir a nutricionista Alessandra Godoy ensina quais são os alimentos que são remédios para doenças como a hipertensão arterial ou incômodos como a TPM.

Alimentos que são remédios

Grãos integrais evitam diabetes
Pães e massas feitos com farinha integral têm alto teor de fibras, que diminuem a velocidade de absorção da glicose e ajudam a prevenir e tratar doenças como obesidade e diabetes. Aposte nessas opções: cevada, aveia, centeio e farelo de trigo.

Tomate previne câncer
O licopeno desse fruto auxilia na prevenção do câncer, principalmente o de próstata. O nutriente é melhor absorvido pelo organismo depois que o tomate é aquecido, em molhos por exemplo.

Frutas cítricas afastam gripes e resfriados
A vitamina C presente nas laranjas, limões e acerolas fortalece o sistema imunológico e previne infecções.

Castanha-do-Pará regula a tireoide
O selênio presente nessa oleaginosa ajuda na produção de hormônios da tireoide, sendo ótimo aliado no tratamento de doenças como hipotireoidismo.


Alho controla a pressão arterial
Usado frequentemente como tempero, o alho auxilia no controle da pressão arterial. Mas atenção: ele não deve ser submetido a altas temperaturas, pois perde esta propriedade.

Frutas vermelhas protegem do câncer
As antocianinas e flavonoides auxiliam no combate aos radicais livres, que estão associados com o envelhecimento e doenças como câncer.

Carboidratos combatem TPM
Os carboidratos liberam triptofano, o precursor da serotonina, e o aumento de serotonina ajuda a aumentar o bem estar.

Gorduras insaturadas controlam o colesterol
As gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas ajudam a desinflamar os vasos sanguíneos e a reduzir o colesterol ruim.

Azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão

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