Aprenda o truque caseiro para deixar as panelas e assadeiras queimadas como novas


Fazer alimentos ao forno é uma delícia, além de ser uma opção muito mais saudável do que fritar. Mas algumas receitas são mais gordurosas, como as carnes gordas; outras deixam restos grudados e um pouco queimados no fundo, como a lasanha; e às vezes você erra a mão e deixa o prato queimar.

Quando uma dessas opções acontece pode ficar bem difícil de deixar sua assadeira limpinha. Mas é possível, com estas 4 dicas que você verá agora:

1. Retire o excesso de gordura líquida

Se a gordura da assadeira ainda estiver líquida, antes de colocá-la de molho, limpe os excessos com papel toalha. Assim você já remove bastante gordura e passa menos trabalho nos passos seguintes.

2. Deixe a assadeira de molho

Com certeza essa é a primeira (no caso, a segunda) atitude a tomar. Será a primeira se a gordura já estiver sólida. Depois de ser usada, deixe a assadeira de molho, cheia de água, de preferência em uma pia grande onde ela caiba inteira. Lembre-se de não jogar água gelada em uma assadeira de vidro muito quente ou poderá quebrar.
Se você não for lavar a assadeira logo, pode deixar em água fria. Se quiser agilizar o processo, utilize água fervente para soltar a gordura mais rápido. Um bom detergente junto com a água também acelera o processo. Cuidado para não se queimar!

3. Use produtos específicos para remoção de gordura

Normalmente, quando o caso é gordura grossa, a água fervente com detergente vai resolver, e você conseguirá lavar com esponja normalmente após a gordura derreter.

Mas se quiser uma opção mais eficaz, use produtos específicos para desengordurar louça. Deixe agir conforme indicado na embalagem e depois lave normalmente, na mão ou na máquina.


4. Para queimados, use água quente com bicarbonato

Depois de remover a gordura da sua assadeira, ainda sobraram resíduos queimados? Então vamos para a segunda parte do processo. Volte a ferver água, coloque na assadeira e misture uma colher (ou mais, conforme o estrago) de bicarbonato de sódio. Deixe agir por uma hora ou duas e depois lave normalmente, esfregando com esponja ou palha de aço e sabão.

Pasta caseira para deixar as panelas brilhando

Ingredientes:

  • Açúcar: 2 colheres de sopa;
  • Sabão: 1 barra;
  • Vinagre: 4 colheres de sopa;
  • Água quente: 500 mililitros.

Modo de preparo:

1. Comece colocando a água para ferver. Então, rale o sabão com um ralador utilizando o ralo fino para facilitar o derretimento.

2. No pote onde ralou o sabão, coloque a água quente e misture até dissolver. Acrescente o vinagre e o açúcar e misture tudo.

3. Depois armazene o líquido onde quiser, seja em um pote grande ou em vários pequenos para utilizar em porções.

4. Passadas algumas horas o líquido vai endurecer e virar a pasta que você vai aplicar nas suas panelas e deixá-las um brilho só!

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.