Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Baratas acabe com elas


As baratas, durante o verão se proliferam. Considerada uma praga urbana, além de transmissora de várias doenças. Saiba como eliminá-las.
Perigos a saúde
A barata não deve apenas ser encarada como hóspede incômodo e indesejável, devido ao seu aspecto repulsivo e ao odor desagradável. Ela é um inseto nocivo à saúde em função de sua capacidade potencial de transmitir doenças.
O “voar das baratas” está intimamente ligado ao período de acasalamento, geralmente ocorrendo durante o verão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarreia.

Como prevenir Pragas Urbanas
Insetos
Manter alimentos guardados em recipientes fechados;
Conservar armários e dispensas fechados, sem resíduos de alimentos;
Verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes;
Eliminar eventuais esconderijos de baratas
Vedar frestas e outros espaços pequenos e úmidos
Evitar acumular detritos e restos de alimentos sobre a pia
Mantenha o chão da cozinha limp.
Mantenha o lixo em recipientes fechados (Esta não é uma recomendação que seja suficiente para exterminá-las, pois há materiais como cola, sabões, suor e papelão, que são fontes de hidrocarbonetos: um verdadeiro banquete para as baratas);
Remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão, jornais, revistas, lixo em locais não apropriados;
Manter caixas de gordura e galerias limpas e bem vedadas;
Colocar tampas em ralos de áreas lavadas;
Colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas;
Manter bem calafetados as junções de revestimentos de paredes e pisos;
Ficar atento com os tetos rebaixados;
Limpar periodicamente a parte superior de quadros ou painéis;
Remover e destruir ootecas (ovos de baratas);
Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho
Proteger os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoito, etc…;
Providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, frestas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas;
Praticar limpezas úmidas totais, tantas vezes por dia quanto necessário para manter desengordurados, pisos, coifas, fogões e maquinários.


Folha de Louro
O cheiro forte da folha de louro irá repelir baratas, espalhe algumas folhas nos lugares onde elas aparecerem, principalmente em locais escuros, umídos e quentes, como por exemplo próximo ao fogão.

Eucalipto e Alecrim
Prepare uma solução com partes de óleo de eucalipto e alecrim, pingue algumas gotas em um pedaco de algodão e espalhe nos locais onde aparecem baratas com frequência.

Água e sabão
Misture água e sabão (pode ser utilizado detergente) até que o liquído fique escorregadio, jogue em cima da barata quando ela aparecer. O sabão entope os poros das baratas impedindo elas de respirar, provocando a morte do inseto.

Bicarbonato de Sódio
Prepare uma mistura de açucar e bicarbonato em potinhos (normalment é utilizado tampinhas de garrafa) e espalhe pelo cantos da casa. O açucar atrai a barata, ao consumir a isca, o inseto será envenenado pelo bicarbonato de sódio.

Ácido Bórico
– 100g de ácido bórico (encontrado facilmente em farmácias);
– 1 cebola picada em pedaços bem pequenos;
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo.
Passo a passo para o preparo e aplicação
Misture bem todos os ingredientes. Em seguida, faça bolinhas e distribua pela casa. Caso possua animais, lembre-se de mantê-los afastados da mistura.

Outra sugestão é misturar partes iguais de açúcar e gesso, colocar a mistura dentro de tampinhas de plástico e espalhá-las em armários, móveis e demais lugares estratégicos. O gesso impedirá que a barata se reproduza, além de não fazer mal algum para os humanos.

Fonte: Fiocruz