Beber água em jejum melhora o funcionamento dos rins e combate o inchaço


 Beber água é fundamental

Os rins, atores do sistema urinário, são filtros inteligentes que eliminam os resíduos do sangue que se tornariam tóxicos se se acumulassem no corpo. Água e rins agem em simbiose: a água permite que os rins diluam os resíduos para eliminá-los na forma de urina. Por isso, beber água é fundamental. 

Para ajudar você a entender mais sobre a importância de beber água para os rins, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Os rins regulam a quantidade de água no corpo

A água é o principal constituinte do nosso corpo: representa 60% do seu peso e é essencial para o nosso corpo. 

Esta água é dividida em dois setores: um setor extracelular que representa 20% do peso corporal (40% da água total) e um setor intracelular que representa 40% do peso corporal (60% da água total). 

O conteúdo de água de diferentes tecidos humanos responde a um equilíbrio de água. São os rins que permitem ao corpo manter a quantidade de água de que necessita, equilibrando entradas e saídas. 

Os rins existem para filtrar a água e reabsorvê-la. A cada minuto, 600 ml de água entram nos rins e 20% são filtrados. 99% desse filtrado é reabsorvido, o 1% restante corresponde à quantidade de urina emitida por 24 horas, ou seja, 1,5 a 2 litros.

A ingestão diária deve ser idealmente de 1,5 litros fornecidos pela bebida, 0,6 litros fornecidos pelos alimentos e 0,4 litros de água oxidada da decomposição dos alimentos. 

Essa ingestão, em uma pessoa com função renal normal, elimina a cada dia 1,5 litro na urina, 0,8 litro através do suor e da respiração e 0,2 litro nas fezes. 


No total, as entradas e saídas diárias de água são equilibradas. O papel dos rins é, portanto, diluir a urina de acordo com o estado de hidratação. Quando você bebe muita água, os rins diluem a urina e vice-versa.

Uma boa nutrição contribui para a saúde dos rins, e a ingestão de líquidos é um componente muitas vezes esquecido. Peso, atividade física ou clima também influenciam as necessidades de água do corpo.

A idade também é determinante, pois os rins de um bebê não são os de um adulto, mas diferentes dos de uma grávida ou de uma pessoa idosa.

Os idosos perdem a sensação de sede e muitas vezes bebem pouco, mesmo no calor. Eles são então ameaçados de desidratação. 

Importância de beber água

Beber água em quantidade suficiente permite, ao diluir a urina, evitar o risco de formação de cálculos urinários e / ou infecção urinária. É aconselhável beber um litro e meio a dois litros de água todos os dias para um adulto saudável (alimentos e bebidas incluídos).

Em caso de infecções repetidas do trato urinário ou cálculos urinários, deve-se enxaguar o trato urinário tanto quanto possível, portanto beba cerca de 2 litros de água por dia, interrompendo essa ingestão de água em 24 horas. 

Por outro lado, durante uma crise de cólica renal, é necessário restringir-se em água para não colocar o rim sob tensão e piorar a dor.

Gostou de saber mais sobre a importância de beber água? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.