Câncer de endométrio – O que é , causas e sintomas
O câncer de endométrio é um dos tipos de câncer mais frequente entre mulheres acima dos 60 anos e é caracterizada pela presença de células malignas na parede interna do útero que leva ao surgimento de sintomas como sangramento entre as menstruações ou após a menopausa, dor pélvica e perda de peso, por exemplo.
As causas do câncer do endométrio ainda não são muito bem estabelecidas, no entanto existem alguns fatores que podem favorecer a ocorrência dessa doença, como por exemplo obesidade, tratamento de reposição hormonal, hipertensão arterial e primeira menstruação precoce.
O câncer de ovário tem cura quando identificado e tratado em fases iniciais, sendo o tratamento normalmente feito por meio de procedimentos cirúrgicos.
Sintomas do câncer de endométrio
O câncer de endométrio pode causar alguns sintomas característicos, sendo os principais:
- Sangramento entre as menstruações normais ou após a menopausa;
- Menstruação abundante e mais frequente depois dos 40 anos;
- Dor pélvica ou cólica;
- Corrimento vaginal branco ou transparente após a menopausa;
- Perda de peso;
- Presença de manchas no útero.
Além disso, caso haja metástase, ou seja, aparecimento de células tumorais em outras partes do corpo, podem surgir outros sintomas relacionados com o órgão acometido, como por exemplo obstrução do intestino ou bexiga, tosse, dificuldade para respirar, icterícia e aumento dos gânglios linfáticos.
O médico ginecologista deverá fazer o diagnóstico do câncer de endométrio por meio de exames como o preventivo, biópsia endometrial, curetagem, ultrassonografia endovaginal ou ressonância magnética para orientar o tratamento adequado.
Possíveis causas
As causas do câncer de endométrio ainda não são muito bem estabelecidas, porém há alguns fatores que podem favorecer o surgimento do câncer, como obesidade, dieta rica em gordura, hipertensão arterial, diabetes, hiperplasia endometrial, primeira menstruação precoce e menopausa tardia.
Além disso, o câncer de endométrio pode ser favorecido por terapia com hormônios, havendo maior produção de estrógeno e pouca ou nenhuma produção de progesterona, por exemplo. Outras condições que podem favorecer o câncer de ovário são a síndrome do ovário policístico, ausência de ovulação, predisposição genética e histórico familiar.
Como é feito o tratamento
O tratamento do câncer de endométrio é normalmente feito por meio de cirurgia, em que é removido o útero, trompas, ovário e gânglios linfáticos da pelve, quando há necessidade. Em alguns casos, o tratamento também inclui terapias adicionais, como quimioterapia, braquiterapia, radioterapia ou hormonioterapia, que deverá ser indicada pelo médico oncologista de acordo com as necessidades de cada paciente.
A consulta para exames periódicos com ginecologista e o controle dos fatores de risco como diabetes e obesidade é fundamental para que esta doença seja tratada de forma adequada.
Câncer do endométrio tem cura?
O câncer de endométrio tem cura quando é diagnosticado na fase inicial da doença e é tratado adequadamente de acordo com a fase do estadiamento, que leva em consideração o espalhamento do câncer (metástase) e órgãos acometidos.
De forma geral, o câncer de endométrio é classificado em grau 1, 2 e 3, sendo o grau 1 o menos agressivo e o grau 3, o mais agressivo, em que pode ser observada metástase na parede interna do intestino, bexiga ou outros órgãos.
Tua Saúde
As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.