Chá de hibisco – A infusão que turbina a queima de gordura


Chá de hibisco emagrece?

O chá de hibisco colabora para o emagrecimento porque tem ação termogênica e acelera o metabolismo, turbinando assim a queima de calorias e gordura, explica o endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, em Petrópolis (RJ).

O hibisco é um gênero botânico que abriga dezenas de espécies, entre elas a flor de hibisco, usada no preparo de chás. A infusão natural se tornou popular por ajudar no emagrecimento, graças às suas propriedades que turbinam a queima de gordura.

A bebida ainda possui ação digestiva que melhora o funcionamento do intestino, facilitando o processamento de carboidratos e gorduras e reduzindo o inchaço do abdômen. Além disso, o hibisco é fonte de quercetina, um flavonoide diurético que ameniza a retenção de líquido e elimina toxinas.

Além de ajudar a emagrecer o chá de hibisco tem capacidade adstringente que reduz o colesterol total e pode até mesmo melhorar a curva elevada de açúcar, responsável por causar a diabetes. Ao equilibrar a liberação de insulina no sangue, também diminui a vontade de comer doces.

Por conter substâncias com ação antioxidante, a infusão de hibisco pode ser considerada aliada natural no combate aos radicais livres que oxidam e prejudicam a multiplicação normal das células, gerando doenças como câncer, Alzheimer, entre outros.

De quebra, o chá de hibisco também é capaz de prevenir e tratar candidíase e quadros recorrentes de infecção urinárias graças a seus efeitos antibacteriano e antifúngico.

Contraindicações do chá de hibisco
Como todo chá, essa bebida  pode trazer efeitos colaterais e deve ser evitada por alguns grupos de pessoas, como gestantes, mulheres que pretendem engravidar, que usam anticoncepcional oral ou por quem sofre de problemas de estômago e pressão baixa.

chá hibisco

Como fazer chá de hibisco
A erva pode ser encontrada nas versões sachê, pó, cápsulas e natural, mas o ideal é que o chá seja preparado com a flor desidratada.


De acordo com o endocrinologista, o chá deve ser feito por infusão, sendo necessário aquecer a água até iniciar a formação de bolinhas. Em seguida, apague o fogo e acrescente as folhas secas de hibisco. Deixar apurar por 5 a 10 minutos antes de ser consumido. A proporção deve ser de 1 litro de água para 2 colheres de sopa de hibisco seco.

Chá para emagrecer e desinchar
Para aproveitar melhor suas propriedades digestiva e de absorção de gorduras, beba o chá entre as refeições ou ao longo de todo o dia, em vez de tomar tudo de uma única vez.

Chá de hibisco com canela
De acordo com a nutricionista Patrícia Davidson Haiat, assim como o hibisco, a canela também tem ação termogênica, além de combater a vontade de comer doce por equilibrar a liberação de insulina no sangue. Para fazer o chá de hibisco com canela, use 1 litro de água para duas colheres de sopa da planta e um pau da especiaria.

Chá de hibisco com cavalinha
O uso da cavalinha no chá potencializa o efeito diurético, anti-inflamatória e desintoxicante. A bebida é ideal para acelerar o metabolismo, diminuir a retenção de líquido e combater a flacidez e a celulite.

Chá de hibisco com casca de abacaxi
A casca do abacaxi tem ação anti-inflamatória, além de melhorar o vigor físico, ser antioxidante e diurético, sendo assim um ingrediente que pode potencializar o efeito emagrecedor do chá de hibisco, diz a chef funcional Malu Lobo.

Chá de hibisco com sene
O chá de sene favorece o bom funcionamento do intestino e, adicionado à infusão com hibisco, pode favorecer o emagrecimento. Para preparar a infusão, ferva 150ml de água e, em seguida, acrescente ½ colher de sopa de folhas secas de sene e 1 colher de sopa de folhas hibisco. Deixe abafado por 5 minutos e pronto

Chá de hibisco com gengibre
O chá de hibisco com gengibre emagrece porque os dois ingredientes são termogênicos. A bebida também é anti-inflamatória, sendo excelente para prevenir e complementar o tratamento de gripes, resfriados e até mesmo melhorar a aparência de celulites.

Chá de hibisco com limão e gengibre
Além da ação termogênica, a bebida ganha, com limão, propriedades adstringentes que facilitam a digestão e eliminação de toxinas. Para fazer o chá, ferva 1 pedaço de gengibre ralado em 250ml de água. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de hibisco. Deixe em infusão durante 5 minutos, coe e acrescente o suco de ½ limão na hora de consumir.

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.