Chá que alivia coceira da candidíase – Nutricionista ensina como fazer

Caracterizada por sintomas como corrimento, coceira na vagina, ardência ao fazer xixi e dores nas relações sexuais, a candidíase é uma infecção comum, causada pela proliferação do fungo Candida Albicans, e pode ser tratada com de pomadas fungicidas ou mesmo uso de comprimidos.

Mas se você procura terapias mais naturais e não quer fazer banhos de assento, saiba que existe um chá que, segundo a nutricionista Fernanda Granja, ajuda a acabar com a coceira da candidíase. Aprenda como fazer a infusão indicada pela especialista:

De acordo com Fernanda, os ingredientes indicados para o chá que alivia coceira da candidíase são: alecrim, orégano e óleo de coco.

A nutricionista explica que as infusões devem ser preparadas separadamente, misturando somente na hora de tomar. É indicado ainda não ultrapassar o consumo de 1 litro da bebida por dia.

O modo de preparo de cada chá é por infusão, ou seja, quando a água ferve e depois o ingrediente é adicionado em infusão por 5 minutos. Além disso, é preciso ter uma quantidade equilibrada de cada erva, cerca de 1 colher de sopa por litro de água.

Segundo a nutricionista, o alecrim é rico em substâncias antifúngicas que combatem e previnem a candidíase. O orégano, por sua vez, possui fenólicos responsáveis pelos efeitos antifúngicos e antimicrobianos.

Por fim, o óleo de coco entraria como outro ingrediente extra considerado poderoso no combate à candidíase. Rico em ácido caprilico, ácido láurico e monolaurina, o alimento tem ação antifúngica que não afeta as bactérias da flora intestinal probiótica.