segunda-feira, novembro 27, 2023
Saúde da mulher

Cistite – Causas sintomas e como identificar

A cistite é uma infecção urinária que ocorre na bexiga, sendo que esse tipo de infecção é extremamente comum em mulheres adultas, principalmente durante o período fértil, onde algumas podem até mesmo apresentar problemas repetidos de cistite. Os problemas surgem quando as bactérias presentes na vagina se deslocam para uretra e para o interior da bexiga, através de da relação sexual, pois a uretra sofre traumas durante a relação sexual.

A cistite é menos frequente nos homens, se inciando através de uma infecção na uretra que vai se estendendo até a próstata e depois até a bexiga. Mas, uma infecção na bexiga pode ser provocada também por um cateter ou algum instrumento que tenha sido utilizado em algum procedimento cirúrgico. As infecções repetidas nos homens costumam ser causadas por uma infecção bacteriana insistente na próstata.

Quais são os sintomas da cistite?

Os sintomas mais comuns são febre baixa e dor lombar, que se associam à pielonefrite, uma infecção bacteriana que ocorre em um ou nos dois rins, podendo ser acompanhado de uma febre alta, perda de apetite e vômitos. Dentre os principais sintomas da cistite, é possível que a pessoa apresente:

  • Ardência ao urinar ,
  • Desconforto na região pélvica ,
  • Vontade intensa e persistente de urinar ,
  • Sangue na urina (hematúria).
  • Sensação de queimação ao urinar ,
  • Sensação de pressão no abdômen inferior ,
  • Urina turva ou com cheiro forte.

No caso de crianças pequenas, urinar na calça pode ser um sinal de infecção do trato urinário (ITU). Enurese noturna por si só não é susceptível de ser associada a uma ITU.

Qual o diagnóstico e qual médico procurar?

O médico que pode identificar e diagnosticar a cistite é o clínico geral, o urologista ou o ginecologista. Para receber o diagnóstico adequado, o especialista solicita após uma análise clinica exames de urina, cistocopia, raio x e quando necessário uma ultrassonografia. Os exames de cultura da urina são definitivos para o diagnóstico da cistite, mas quando demora de dois a quatro dias para sair os resultados e o seu quadro clínico pode possui características, o exame pode acabar sendo desnecessário e o médico já indicará diretamente o tratamento necessário.

A urocultura não costuma ser um exame solicitado para pessoas que não apresentam sintomas, existem pacientes que possuem bactérias na urina sem desenvolverem a cistite. Esse é um quadro conhecido como bacteriúria assintomática. Por essa razão, não é solicitada a urocultura e também não é indicado o tratamento para pessoas que não apresentem sintomas de infecção urinária, pois o tratamento nesse caso não possui benefícios e podem facilitar o desenvolvimento das bactérias que são resistentes aos antibióticos.

Quais são as causas ?
Quase todos os casos de cistite são causados por uma bactéria que vive no intestino e a infecção ocorre quando a bactéria coloniza na região ao redor da vagina. A colonização da região vaginal é a primeira etapa do desenvolvimento da cistite, onde as bactérias que vem do intestino e se alojam na vagina encontram uma maior facilidade penetrando a uretra até chegar à bexiga.

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.