Cravo da índia é termogênico e ajuda turbinar a queima de gordura

Pequeno, mas com aroma e sabor marcantes, o cravo-da-Índia normalmente fica restrito apenas ao arroz doce ou como enfeite do beijinho. Nem todo mundo sabe, mas a especiaria é tão rica em nutrientes e propriedades medicinais que mereceria ganhar mais presença no dia a dia.

O eugenol, ingrediente ativo presente no cravo-da-Índia, não somente garante o especial perfume da especiaria como também é o principal responsável por seus benefícios ao corpo e à saúde.

Benefícios do cravo-da-Índia para a saúde

As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias do cravo-da-Índia ajudam a acabar com as espinhas ao eliminar microrganismos que promovem acne. Por ter efeito analgésico, o cravo-da-Índia aliviar dores em músculos e articulações, contribuindo também para cura de hematomas e lesões. A especiaria pode ainda aliviar dores de dente, na gengiva e inflamações de garganta graças ao seu poder antisséptico.Desintoxicante, o cravo-da-Índia fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação sanguínea. O alimento ainda pode ser aliado contra tosse ao agir como expectorante natural que ajuda a soltar o muco presente na garganta e no esôfago.

O cravo da Índia é termogênico e, portanto, acelera o metabolismo, resultando em melhora no funcionamento do organismo e no processo de emagrecimento ao turbinar a queima de gordura.
A especiaria promove boa digestão ao estimular no organismo a secreção de enzimas digestivas, combatendo assim a constipação e funcionando como remédio contra náuseas e incômodos gástricos.

Como usar ?

Além de poder ser incluído em pratos e receitas para realçar o sabor, o cravo-da-Índia pode trazer benefícios à saúde ao ser transformado em chá e óleo, para consumo, compressas e massagens.

Como fazer
Para preparar a bebida, ferva 2 xícaras de água e, quando estiver borbulhando, desligue o fogo e acrescente 1,5 g da especiaria. Tampe, espere esfriar e coe antes de beber.

Como fazer óleo
Para preparar o óleo, adicione 30 g da especiaria a 200 ml de óleo de girassol e cozinhe em banho-maria por uma hora. Após esfriar, coe e armazene em um vidro seco.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.