Detox: dicas para desintoxicar dos excessos de fim de ano e perder a barriga


Com a chegada das festas de final de ano, chega também a preocupação com os excessos e o que isso pode significar na balança depois. Para as pessoas que cometeram abusos no Natal ou Ano-Novo, a dica é investir em um processo detox depois das festas.

Como desintoxicar

Segundo lista Maria Fernanda Cortez, nutricionista consultora da Salad Creations, logo depois das festas é importante começar um processo de detox cortando o consumo de carne vermelha, leite e derivados, glúten, cafeína e álcool da dieta.

Contudo, a nutricionista lembra que o ideal é não fazer o detox por muito tempo e que cortar alimentos deve sempre ser uma decisão tomada em conjunto com um especialista. “Depois desse período é importante continuar com hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada cheia de verduras, legumes, carnes grelhadas e carboidratos integrais”, afirma.

Dicas para evitar exageros


“O mais comum nessa época é exagerar nas quantidades”, explica Maria Fernanda. Segundo a profissional, as pessoas costumam comer mais de um tipo de proteína, como peixe, peru e tender, além de misturar vários carboidratos, como arroz, farofa e bolo. Por isso, para não sair da dieta, é indicado abrir mão de alguns pratos.

Receita de suco detox

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
  • 1 cenoura
  • 1 xícara (chá) de talos de erva doce
  • 1 suco de limão e raspas da casca

Modo de fazer

Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.