Dor de garganta – Remédio caseiro


Causada por esforço constante, tempo seco ou vírus e bactérias, a dor de garganta é condição chata que não dispensa acompanhamento médico, mas pode ser aliviada também com tratamentos naturais.

Dor de garganta: o que é
Apesar de ser bastante incômodo e provocar desconfortos, o quadro raramente indica um problema grave de saúde e normalmente sinaliza infecciosas virais ou bacterianas, como gripes e resfriados, ou inflamações leves causadas pelo tempo seco ou esforço.

A dor de garganta exige acompanhamento médico e cuidados extras apenas quando o sintoma persiste por muito tempo.

Remédio caseiro
Se a dor é recente e não está acompanhada de pus, é possível testar alguns tratamentos naturais que aliviam o incômodo:

1) Gargarejo
Gargarejo feito com água morna salgada durante o dia pode aliviar dor de garganta e irritações na região. Meia colher de chá de sal dissolvida em um copo de água é suficiente para compor a mistura. Lembre-se de cuspir e não engolir a solução.

2) Chá de guaco
Rica em uma substância chamada cumarina, age com efeito broncodilatador e expectorante, a planta ajuda no tratamento da dor de garganta. Para preparar a infusão, basta ferver 1 xícara de chá de folha de guaco amassada em ½ litro de água e abafar por 10 minutos. Coe e tome morno, adoçando com mel, se preferir.

3) Chá de romã
A casca da fruta alivia sintomas de dor de garganta e ainda atua como um antibiótico natural e anti-inflamatório. Para preparar o chá, basta acrescentar em água fervente 3 colheres de sopa da casca, abafar e esperar amornar.

4) Chás de gengibre
O gengibre é considerado um remédio natural para dor de garganta e alívio de tosse. Para fazer o chá com a raiz, caramelize em uma panela 4 colheres de sopa de açúcar, acrescente 1 fatia de limão, 2 colheres de sopa de gengibre picado e cravo e canela a gosto. Misture e coloque em 1 ½ litro de água fervente.

5) Chá de limão e alho
A infusão é indicada para combater tosses e dores de garganta. Para preparar, corte em 4 pedaços 2 limões com casca e 4 dentes de alho e ferva em ½ litro de água por 30 minutos. Deixe esfriar, adicione mel para melhorar o sabor, e beba em seguida.


6) Própolis
Um estudo brasileiro feito com apoio da FAPESP mostrou que o própolis tem ação antioxidante, antifúngica e antimicrobiana, funcionando assim como remédio natural para curar dores de garganta.

O própolis pode ser tomado de forma preventiva, para o fortalecimento contínuo do sistema imunológico. Nesses casos o ideal é tomar 5 gotas em jejum diariamente. Durante os primeiros sintomas de gripe ou dor de garganta, o ideal é pingar 5 gotas por hora na garganta para combater o quadro. A medida em que vai melhorando, é possível reduzir para 5 gotas três vezes ao dia.

7) Xarope caseiro contra dor de garganta
Para preparar a solução natural, triture em um pilão 3 dentes de alho, 1 limão com casca cortado em quatro partes e 3 colheres (sopa) de flor de laranjeira. Em seguida, adicione 1 xícara (chá) de mel de eucalipto, tampe e deixe descansar por 12 horas. Por fim, esprema e passe a mistura por um coador. Tome duas colheres (sopa) por dia.

8) Água
Simplesmente beber água pura já ajuda a aliviar os desconfortos da dor de garganta, já que uma boa hidratação afasta irritações e mantém as mucosas úmidas, combatendo assim o problema.

Tratamento farmacológico
Caso os sintomas persistam ou o quadro se agrave, não hesite em procurar auxílio médico. Dores causadas por bactérias ou inflamações agudas devem ser tratadas com medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios.

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.