Existe um sintoma de câncer de ovário que sempre é ignorado (saber que pode salvar sua vida)


O câncer de ovário é o terceiro mais comum em mulheres e o que apresenta maiores índices de mortalidade, pois costuma ser descoberto em estágio avançado devido ao diagnóstico tardio.

A doença demora para ser identificada, pois seus sintomas são silenciosos e pouco específicos, como por exemplo: a necessidade de urinar o tempo todo, tontura e alteração do hábito intestinal .

Outro sinal bastante comum dessa doença – e geralmente ignorado – é a inflamação na região abdominal . Mostramos tudo o que você precisa saber sobre isso.

Edema abdominal pode indicar câncer de ovário

A sensação de inchaço na barriga é algo comum e comum, geralmente, está relacionada a uma dieta rica em sódio e altos níveis de desidratação.

Porém, de acordo com a Target Ovarian Cancer (organização britânica voltada para o combate à doença), quando o quadro é constante e permanece por muito tempo, pode ser um sintoma de câncer de ovário .

É comum, por exemplo, que seja confundido e tratado apenas como um desconforto gastrointestinal, o que retarda o diagnóstico preciso, obtido por meio de exames clínicos específicos.

Da mesma forma, a American Cancer Association lista outros sintomas que ocorrem na fase inicial. Mostramos o mais importante:


  • Fadiga (cansaço extremo)
  • Dor nas costas
  • Desconforto ao fazer sexo
  • Constipação
  • Mudanças hormonais
  • Período menstrual irregular
  • Dor de estomago
  • Perda de peso

A National Ovarian Cancer Coalition (NOCC) explica que apenas 19% dos pacientes com a doença são diagnosticados na fase inicial.

Ao contrário do câncer de mama ou do papilomavírus humano (que causa câncer do útero), não existe um teste de detecção precoce que possa localizar as células cancerosas, afirma o Sistema Nacional de Saúde do Governo de Queensland.

Obter atendimento médico a tempo aumenta as chances de um diagnóstico precoce e de um tratamento bem-sucedido.

Por fim, visite seu médico regularmente e fique alerta aos sinais que seu corpo envia. A prevenção é a chave para um estilo de vida saudável e descomplicado.

Leve isso em consideração, seu corpo vai agradecer.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.