Falta de ferro no organismo principais sintomas


Falta de ferro no organismo

Este mineral é necessário para a hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) funcionar corretamente e transportar o oxigênio para todas as células do organismo.A presença de pelo menos três dos sintomas abaixo é muito sugestiva da falta do nutriente. Mas atenção: todas as alterações descritas podem ter outros diagnósticos diferenciais que não apenas a falta de ferro. Por isso, o seu médico deve avaliar o seu quadro como um todo para fundamentar o diagnóstico.

Os sintomas mais comuns :

fadiga extrema , Pele pálida , Fraqueza , Falta de ar , Dor no peito , infecções frequentes , Dor de cabeça Tonturas ou vertigens , mãos e pés frios , Inflamação ou dor da língua , Unhas quebradiças , batimento cardíaco rápido , Pressão sanguínea baixa , ânsias incomuns para substâncias não-nutritivas, como gelo, sujeira ou amido , Falta de apetite, especialmente em lactentes e crianças

Para saber se falta a vitamina no seu organismo  o médico precisará  medir a sua taxa de hemoglobina com base nas suas análises sanguíneas. Ele será  capaz de detectar um risco de carência em ferro ou já um desenvolvimento de anemia. Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver anemia, como as mulheres grávidas, mulheres menstruadas, vegetarianos e veganos, doadores de sangue freqüentes, crianças e pessoas com absorção de nutrientes prejudicada. Certos medicamentos também podem interferir com a absorção de ferro.


Como aumentar a quantidade de ferro no organismo
Para combater estes sintomas, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em ferro, como os de origem animal, assim como as frutas como damasco seco, ameixa preta seca e morangos, que são ricas em ferro. No entanto, em qualquer caso é importante fazer um exame de sangue para confirmar o diagnóstico e observar os níveis . Se o médico achar que os níveis de ferro estão muito baixos na corrente sanguínea, ele poderá indicar a suplementação de ferro, com 1 ou 2 comprimidos por alguns meses. Mas, geralmente, isto fica reservado para os indivíduos que tenham sofrido de uma hemorragia, por exemplo.

Veja abaixo uma lista de alimentos ricos em ferro :

soja, gergelim , espinafre , lentilha , acelga ,cominho , salsa , grão de bico , feijão , semente de abóbora , carne vermelha , frutos do mar , quinoa , chocolate amargo , tofu

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.