4 dicas simples , você vai conseguir livrar de toda a sujeira acumulada do forno


Não há quem resista a um frango assado no forno, ou àquele prato especial que passa alguns minutos gratinando. Porém, todo esse preparo resulta em um dano que ninguém gosta de resolver: a sujeira no forno. Nos casos mais leves, a limpeza no forno pode ser facilmente resolvida com produtos acessíveis, porém, para a sujeita mais resistente, não existe outra alternativa a não ser recorrer aos produtos químicos.

A partir de quatro dicas simples, você vai conseguir livrar de toda a sujeira acumulada. Vale lembrar que as dicas foram passadas pela escritora Anna Shepard no livro “Limpe e Arrume a sua Casa”, editado pela Publifolha. Para tanto, você vai precisar de materiais bem acessíveis: esponja não abrasiva, bicarbonato de sódio e papel-toalha.

Limpeza

Antes de começar, certifique-se que o forno está com a tomada desligada. Pois a combinação de água com eletricidade pode resultar em um choque. Também vale observar se o forno está frio. Caso o seu forno tenha grelhas, retire-as para que a limpeza seja ainda mais facilitada.

1º passo
Para iniciar a limpeza , você vai pegar uma esponja não abrasiva umedecida com água e sabão. Você vai usá-la dessa forma para coletar todos os resíduos de alimentos que podem ter ficado por lá. Repita essa passo quantas vezes mais for preciso, sempre enxaguando antes de usar novamente no forno.


2º passo
Com a ajuda de uma tigela pequena, prepare uma pasta juntando o bicarbonato de sódio a um pouco de água. Feito isso, passe essa pasta no interior do forno, usando um papel-toalha. Você vai deixar a pasta no interior do forno por algumas horas.

3º passo
Na hora de remover a pasta de bicarbonato de sódio, use uma outra vasilha com um pouco de água quente. Pegue uma esponja de dupla face e vá molhando-a na água quente e passando no interior  para remover a pasta de bicarbonato. Para os resíduos mais resistentes, use o lado abrasivo da esponja.

4º passo
Depois de retirar toda a pasta de bicarbonato do interior do forno, pegue um outro recipiente com água quente e uma esponja limpa. Você vai usar a esponja para retirar o restante da sujeira e a espuma que sobraram. Lave e enxugue a esponja até que o interior fique limpinho.

Para sujeiras mais resistentes
O método de limpeza indicado anteriormente vai resolver aqueles casos em que a sujeira não esteja tão resistente. Porém, se nada disso resolver, a saída vai ser recorrer aos produtos tóxicos. Para usá-los é necessário que você tenha bastante cuidado, lembrando de proteger as mãos com luvas de borracha e forrar a área próxima ao forno com jornal. Também é importante seguir todas as recomendações do fabricante.