Hábitos que danificam seu fígado – Fique atento se você está cometendo alguns erros


6 hábitos que danificam seu fígado 

Ao contrário do que você pode imaginar, o fígado é responsável por diversas funções, como liberação de glicose, metabolização e síntese de proteínas, processamento interno e muito mais.  

Por isso, conhecer os hábitos que danificam o seu fígado é o primeiro passo para realmente mudar de vida e ter um corpo saudável.  

Então, preparada? 

Colesterol elevado:  

O excesso no consumo de frituras ou quadro de colesterol alto causa uma sobrecarga no fígado, que tenta sintetizar esse elemento, mas pode acabar acumulando e resultando em doenças hepáticas.  

Não dormir o suficiente:  

Enquanto você dorme, o fígado usa desse intervalo para eliminar toxinas internas que causam problemas e doenças.  

Quando você dorme pouco, pode acabar com excesso e acúmulo dessas toxinas, danificando todo o funcionamento interno. 

Hábitos que danificam seu fígado

Não fazer xixi ao acordar: 

Como o seu corpo passa toda a noite eliminando toxina e trabalhando na função dos órgãos, não fazer xixi ao acordar pode danificar fígado e rins, que sobrecarregam. 

Por isso, nada de acordar atrasado e não parar para ir no banheiro. Separe, ao menos, cinco minutos da sua manhã para esvaziar e bexiga.  

Má alimentação:  

Como o fígado tenta limpar o organismo e tem diversas funções, uma alimentação errada compromete o funcionamento.  

Dessa maneira, é ideal evitar o excesso de gorduras trans, sódio, como presente nas comidas congeladas, bem como açúcar.    


Álcool:  

Não é segredo que o álcool é um problema par ao fígado.  

Em síntese, quando consumido, principalmente em excesso e/ou regularmente, o álcool deixa o órgão mais lento e com dificuldade de fazer o básico.  

Logo, pode ocorrer a destruição de células do fígado, aumento na gordura do órgão ou condições graves, como a cirrose e hepatite.  

Além de consumir com cuidado, é preciso estar atento a possíveis sinais e sempre procurar ajudar médica.  

Hábitos que danificam seu fígado

Medicamentos e drogas:  

Todos os medicamentos, quando consumidos em excesso ou sem acompanhamento médico causam o mesmo problema que as drogas no fígado, a sobrecarga.  

Como se tratam de toxinas, o corpo tende a tentar se livrar através da metabolização, o que pode causar acúmulos e outros condições médicas.  

Conclusão  

Em conclusão, o fígado é um órgão de extrema importância, mas que pode ficar debilitado devido a alimentação, consumo de drogas/remédios ou álcool, entre outras.  

Então, consulte o seu médico, mantenha os exames em dia e não se esqueça de balancear a sua vida para evitar problemas.  

Depois, comenta aqui embaixo o que mudou para você com esse conhecimento.  

Até o próximo post! 

Veja também [su_list icon=”icon: arrow-right”]

[/su_list]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.