Infarto nas mulheres : O sinais são diferentes


Você sabia que o Infarto em mulheres  os sinais são diferentes ?

A cada ano, mais mulheres são vítimas de doenças cardiovasculares no Brasil. Atualmente, cerca de 30% dos casos de infarto têm mulheres como vítimas. Por conta disso, é necessário alguns cuidados especiais, já que o músculo cardíaco delas possuem algumas particularidades em relação ao dos homens.O coração delas é menor, as artérias coronárias são mais estreitas e a frequência cardíaca de repouso maior, ou seja, o coração é mais acelerado.

Essas mudanças, em si, não são grandes causadoras de problemas, segundo a médica cardiologista Elizabeth Giunco Alexandre, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, mas é importante ficar atenta, porque o diâmetro dos vasos pode favorecer o acúmulo de gorduras no futuro. “Tal particularidade vai interferir mais em uma cirurgia de revascularização dos vasos ou no caso de uma implantação de stents, caso seja necessário”.

O que requer mais atenção são as diferenças em relação aos sintomas de infarto. No quadro clínico do ataque cardíaco feminino, geralmente não há a presença de dois sinais bastante reconhecidos: aquela forte dor no peito do lado esquerdo e o formigamento no braço. “O infarto em mulheres tende a se manifestar de outra maneira, com fadiga intensa, náuseas e dor na boca do estômago. Muitas vezes ela não se dá conta de que pode estar infartando, pois consegue suportar a dor por mais tempo e acaba demorando muito para procurar ajuda. Os próprios médicos quando atendem às vezes também não associam a um quadro de infarto”, afirma Giunco.


O tempo entre o início do infarto e o recebimento do pronto socorro é determinante, pois tem reflexo direto nas possíveis sequelas e no sucesso do tratamento. O retardo no atendimento compromete o músculo cardíaco, pois é fundamental fazer o quanto antes a desobstrução e liberar a passagem de sangue para o coração.

É importante lembrar que há diferenças também em relação aos fatores de risco. Em geral, a doença coronariana aparece na mulher 10 anos mais tarde que nos homens, ou seja, elas costumam infartar por volta dos 50 anos, após a menopausa. O atraso tem relação direta com os hormônios femininos, pois coincide com o momento em que elas perdem estrogênio, um protetor natural do coração.

“Outro fator a ser lembrado é que após esse período há modificações nas quantidades de colesterol no organismo. Há tendência de o bom cair e o ruim subir, o que acaba favorecendo o risco de infarto”, explica a cardiologista.
A médica alerta ainda que há mudança na distribuição de gordura corpórea. Começa a existir acúmulo de gordura na região do abdômen, o que contribui para o aparecimento e desenvolvimento de placas de gordura que obstruem a passagem do sangue. 

Apesar das diferenças quanto aos sintomas e aos fatores de risco, a forma de prevenção é a mesma para os homens e mulheres. Praticar atividades físicas diárias por 30 minutos, consultar um médico regularmente, não fumar e ter uma alimentação rica em frutas e verduras podem fazer a diferença no futuro.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

9 thoughts on “Infarto nas mulheres : O sinais são diferentes

  • em
    Permalink

    Tenho muita dor no peito esquerdo ,tanto no seio quanto la no interior ,acho que é meu coraçao
    To muito preocupada tenho41 anos

  • em
    Permalink

    Oi me chamo Elaine e sinto muita dor no mesmo lado do coração, será que pode ser começo de infarto? Tenho 29 anos

    • em
      Permalink

      Olá Elaine , este blog não se destina em nenhuma hipótese a dar diagnósticos ou sugerir tratamentos, mas tão somente a alertar acerca de problemas de saúde.Na existência de algum problema seu procure um médico.

  • em
    Permalink

    Olá! Tenho 43 anos a alguns meses comecei a sentir dores no peito e o braço esquerdo começou a ficar meio bobo , procurei o médico aí expliquei tudo o q estava sentindo e ele me disse q eu estava com o nível de d stress muito alto . É me passou antidepressivos. Isso pode ocorrer??? Meu nome é Noemi. Obrigada

    • em
      Permalink

      Olá Noemi , especialistas revelam que apesar de complicações cardíacas possam ser as causas dessas dores, outros problemas estão associados, tais como: estresse ou ataque de pânico, angina, má circulação, e até mesmo algum tipo de lesão física.

    • em
      Permalink

      Rosangela Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte um especialista.

  • em
    Permalink

    Meu Deus.passei mal esses dias foi me dando uma dor no estomago e nao sei como dizer foi me faltando ar minha visão embaralhou nao vi mais nada minha pressão caiu e subiu desmaiei e formigava minhas mãos e braços muita dor na cabeça eu sentia alguém pode me dizer se era um infarto

Fechado para comentários.