Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

lábios rachados – Tratamento caseiros


 

Não é só o frio: lábios rachados indicam falta de nutrientes, desidratação e mais

Os dias de vento e os meses mais frios do ano, que costumam ser também os mais secos, assim como os mais quentes, em que há maior exposição ao sol, são capazes de deixar os lábios desidratados. Com a secura, eles acabam rachando e descascando provocando dor e, às vezes, até sangramento. Porém, nem sempre o clima é o agente causador do ressecamento dos lábios. Veja abaixo outras causas para este sintoma:

O que provoca rachadura nos lábios?

Anemia e falta de vitaminas
Rachaduras nos lábios podem não ser simples resultados de um clima frio, mas sim indicar problemas relacionados a uma dieta pobre em zinco e niacina. O mineral e a vitamina do complexo B podem ser encontrados em alimentos como frango, fígado e peixes, além de grão-de-bico, sementes de abóbora, amendoim e cogumelos.

Alergia a produtos cosméticos
As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o inferior. De um modo geral, os lábios voltam a normalidade quando se afasta a causa, mas, às vezes, o médico pode prescrever uma pomada para interromper a descamação.

Efeito colateral de tratamentos
O uso de alguns medicamentos têm como efeito colateral o ressecamento da boca, como a isotretinoína. Tratamentos com quimioterapia e também o uso de corticoides inalatórios podem levar à rachadura dos lábios

Maus hábitos e vícios
Alguns vícios de comportamento, como a compulsão por lamber os lábios, mantendo-os sempre úmidos e expostos aos germes da boca é um dos grandes ressecadores dos lábios. Até a má higiene oral e uso de dentaduras mal adaptadas podem causar a desidratação.

Infecções e quadros inflamatórios
Problemas de pele que causem lesão ao redor da boca, como dermatite atópica, psoríase ou dermatite seborreica, e até candidíase oral (infecção causada por um fungo e que deixa um aspecto esbranquiçado e macerado nos cantos da boca) têm como sintoma os lábios secos. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, é um dos facilitadores do crescimento do fungo da Candida.

Hipertrofia das adenoides
As adenoides são tecidos linfáticos encontrados nas vias aéreas superiores entre o nariz e a parte de trás da garganta. Elas são semelhantes às amígdalas. Quando há hipertrofia das adenoides e o tecido fica inchado, a primeira reação é respirar pela boca porque o nariz fica bloqueado. A respiração pela boca pode causar o ressecamento dos lábios.


Diabetes
O excesso de glicose no sangue devido ao diabetes pode causar dor, infecção e outros problemas na boca que levam à secura. A glicose presente na saliva, que é o líquido que mantém a boca úmida, quando o diabetes não tem a glicose controlada, acaba ajudando a gerar germes nocivos que desequilibram a boca.

Tratamento caseiro 

Lábios rachados, secos ou doloridos surgem geralmente em climas frios e secos. Confira a seguir uma receita de esfoliantes caseiros para salvar -los do ressecamento sem gastar muito!

Antes de aplicar qualquer tipo de pomada, remova a pele morta usando um método de esfoliação. Isso exporá a pele fresca e ajudará seus lábios a começarem a se recuperar. Não esfregue o esfoliante  com muita força isso poderia piorar a situação.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa mel
  • 1 colher de sopa açúcar
  • 1 colher de sopa azeite

Misture todos os ingredientes acima  e coloque a mistura em um recipiente de vidro limpo e fechado.

Aplique a mistura nos lábios limpos e esfregue delicadamente com os dedos.  lavar com água morna . Aplique uma pomada. Tome cuidado ao escolher a pomada, ou manteiga-de-cacau, utilizada para curar os lábios rachados. Muitas pomadas contêm ingredientes que podem ressecar ainda mais os lábios, forçando-lhe a reaplicá-las cada vez mais.
Procure protetores labiais que contenham cera de abelha, manteiga de karité, manteiga de coco, óleo de amêndoas e outros hidratantes naturais – e nada mais. Não escolha bálsamos com uma lista extra longa de ingredientes impronunciáveis.

Uma pomada de Vitamina E ou feita de glicerina contendo outros ingredientes naturais também poderia ser útil.
Evite usar batons para hidratar os lábios. Batons podem ser ressecantes – você precisa de uma pomada protetora.

Obs:
Se seus lábios estiverem tão rachados ao ponto de doerem quando você sorri, tente aliviá-los com um remédio caseiro que os deixe melhor. Eis algumas sugestões:
Esfregar uma fatia de pepino  diariamente por 10 minutos também é algo eficiente.
Esfregar aloe vera (babosa) em gel  pode ser aliviante.

Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.