Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Limpa alumínio caseiro – Deixe as panelas de alumínio brilhando


Veja Como fazer limpa alumínio caseiro

Como o passar dos anos, as panelas e utensílios de alumínio vão ficando escurecidos e adquirindo o aspecto de mal cuidados. Para evitar o processo de envelhecimento, é preciso conservar muito bem as peças, lavando e ariando sempre que forem usadas. Para limpar alumínio com facilidade e sem precisar lançar mão de produtos abrasivos,

Como limpar panela de alumínio

Para deixar as panelas de alumínio tinindo, lave normalmente o utensílio, enxágue e seque. Em seguida, encha o recipiente de água, coloque dois limões fatiados, uma xícara de vinagre branco de álcool e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Coloque a panela no fogo e espere a água ferver. Graças à característica ácida da mistura, o utensílio ficará livre das manchas escurecidas.

Dicas para limpar alumínio
Para limpar a parte externa das panelas, faça uma pasta com bicarbonato de sódio, sabão de coco ralado e suco de meio limão. Esfregue bem com uma bucha comum e dispense a palha de aço. Os talheres e outros utensílios feitos do metal podem ser mergulhados na mesma mistura para limpar o interior das panelas. Deixe de molho por alguns minutos, esfregue com a bucha e depois enxágue.

Limpa alumínio com sabão em barra

Primeiro, uma receita para fazer uma limpeza mais pesada naquelas panelas amareladas de gordura que já secou. Veja o que vai precisar:


Ingredientes

  • Sabão em barra (azul ou de coco): 1 unidade;
  • Água: 1,5 litro;
  • Açúcar: 50 gramas;
  • Bicarbonato de sódio: 2 colheres (sopa);
  • Vinagre de álcool: 50 ml.

Modo de preparo

  • Rale o sabão e coloque dentro de uma panela junto com a água. Leve ao fogo para aquecer e fique mexendo até o sabão derreter;
  • Retire do fogo e adicione os demais ingredientes, deixando o vinagre por último, pois ele vai reagir causando uma leve fermentação;
  • Misture bem e já pode usar para limpar suas panelas e outros utensílios de alumínio. Se for lavar pouca coisa, reduza a receita pela metade para não desperdiçar, pois é melhor não guardar.

Se você é uma pessoa prática e não quer ficar preparando misturas, pode usar outro ingredientes de forma individual para limpar suas peças de alumínio.

Limão: se não tiver vinagre em casa, mas tiver limão, pode fazer o mesmo procedimento, pois ele também age como bactericida e clareador de alumínio. Deixe as peças de molho em água com limão por alguns minutos e depois lave-as normalmente com esponja e detergente.

Veja também