Mamão emagrece e não pode faltar na dieta de quem quer perder peso


Sim! O mamão emagrece e não pode faltar na dieta de quem quer perder peso. O mamão é uma fruta com baixa caloria, mas oferece uma excelente quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras que ajudam quem está querendo emagrecer, pois reduz a fome e regula o intestino.

O mamão aumenta a saciedade devido à concentração de fibras, sendo que uma fruta de tamanho pequeno corresponde a 11% da recomendação diária. Em uma dieta, a quantidade certa de fibras diminui a fome, pois ajuda na regularização da digestão e na absorção de carboidratos, prevenindo que seu corpo o processe rapidamente e impedindo que o nível de açúcar suba, e assim auxiliando na perda de peso.

Um mamão é composto de muita água, quase 90% do seu peso total. Ao ingeri-lo ajuda o seu corpo eliminar as toxinas que interferem no seu metabolismo, deixando-o mais acelerado e evitando a retenção de líquidos.

A fruta também contém enzimas que quebram carboidratos, gorduras e proteínas. Isso faz com que durante o processo metabólico as gorduras extras deem tchau e também mantém o seu intestino regulado.

Em resumo, o mamão emagrece porque mantém o seu sistema digestivo regulado, elimina o excesso de gordura acelerando o metabolismo e dá mais saciedade por seu alto teor de fibras.

Calorias do mamão

No Brasil há uma grande variedade de tipos de mamão, sendo assim cada um tem a sua quantidade calorias de acordo com os tipos e tamanhos. A metade do mamão papaya no tamanho médio tem 62 calorias. O mamão-da-índia pequeno possui 54 calorias. Já o mamão formosa é necessário ter cuidado, uma fatia média possui 77 calorias.

Outras propriedades nutricionais

Você já sabe que o mamão emagrece, mas ele também é uma ótima fonte de nutrientes como a vitamina C. Um único mamão fornece mais desta vitamina do que o limão e a laranja. Mas não é só isso, o mamão também tem ácido fólico, vitaminas A, B, E e K, magnésio, cobre, ácido pantotênico, fibras, cálcio e potássio. O mamão verde ainda é rico em licopeno, um antioxidante poderoso.

Como consumir o mamão para emagrecer


Além de consumir a fruta de forma natural, existe uma grande variedade de receitas com o mamão que lhe ajudam a emagrecer. Veja essas três formas diferentes de consumir o mamão e dê uma variada no seu cardápio.

Salada de mamão verde

De origem asiática, o mamão verde faz parte da culinária tailandesa conhecida por misturar doce, salgado e apimentado em suas receitas. Esse prato é uma excelente forma de introduzir o mamão no almoço ou no jantar.

Ingredientes

  • Raspas de limão: um quarto de colher de chá;
  • Suco de limão: um quarto de xícara;
  • Mostarda: 2 colheres de sopa;
  • Pimenta dedo-de-moça: a gosto (picada);
  • Mamão verde: 3 xícaras;
  • Cebola roxa: meia xícara;
  • Broto de feijão: 3 xícaras.

Modo de preparo

1. Em uma tigela junte as raspas de limão, o suco de limão, a mostarda e a pimenta dedo-de-moça e misture.

2. Acrescente os brotos de feijão, o mamão e a cebola. Mexa bem.

3. Polvilhe com a pimenta e sirva em seguida. Se desejar, acrescente tomates cereja.

Smoothie de mamão com cenoura e laranja

Bebida muito refrescante e cheia de benefícios. Rica em fibras, antioxidantes, vitamina C entre outros nutrientes, ajuda a manter a saciedade e o sistema digestivo em ordem.

Ingredientes

  • Mamão papaya: 1 xícara;
  • Cenouras: 2 unidades médias;
  • Água de coco: 1 xícara;
  • Suco de laranja: meia xícara;
  • Hortelã: 4 folhas.

Modo de preparo

1. Descasque as cenouras e as cozinhe no vapor até ficarem macias. Ao atingirem o ponto, as retire do fogo e deixe esfriar.

2. Pique o mamão em cubos e reserve.

3. Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até a cor e a textura estiverem homogêneas.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Um comentário em “Mamão emagrece e não pode faltar na dieta de quem quer perder peso

Fechado para comentários.