Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Melasma – Veja com tratar naturalmente


Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.

Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

Sintomas

Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço). Pode ocorrer também o melasma extrafacial, com aparecimento das manchas escuras nos braços, pescoço e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo piora importante das manchas.

Prevenção

A maior prevenção para o melasma é a proteção solar. As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível. Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar, para manter a proteção adequada durante todo o dia. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.


Com alguns ingredientes que você tem em casa, é possível realizar bons tratamentos naturais para eliminar as manchas. Entenda que o melasma se desenvolve devido a um aumento da produção de melanina, que é responsável por dar cor à pele.

  • Tratamento natural com  banana: amasse uma banana e coloque  nas  manchas por 15 minutos. Repita o procedimento por  quatro vezes na semana. Retire com água morna.
  • Tratamento natural  com  berinjela:  retire a polpa da berinjela polpa. Faça um emplastro e coloque na pele. Deixe  por 15 minutos e remova com água.  Realize esse processo 3 vezes na semana.
  • Tratamento natural com bálsamo negro:  Adicione 4 ou 5  gotas do bálsamo negro  à uma clara de ovo. Misture bem  e aplique duas vezes por dia, de manhã e à noite.
  • tratamento natural com água oxigenada: Molhe o algodão com água oxigenada e passe molhado de água no rosto antes de dormir.
  •  tratamento antimanchas de melasma: Junte duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe a mistura no rosto e deixando por 20 minutos.
  • Tratamento natural com  cebola e vinagre: bata um pedaço cebola no liquidificador ou triturador e misture com um pouco de vinagre. Passe a mistura sobre a mancha e deixe agir  15 minutos. Se arder ou irritar, lave imediatamente.

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.