Receitas caseiras para ter um fígado saudável e emagrecer


Manter o bom funcionamento do fígado é essencial para uma boa saúde. Este órgão possui diversas funções, entre elas a purificação do sangue, a desintoxicação do corpo, o processamento de gorduras e a ativação do metabolismo. Todas são funções essenciais para ajudar a emagrecer.

Quando você combina uma rotina alimentar equilibrada, a prática de exercícios físicos, acompanhamento profissional e estas 4 receitas que vamos ensinar agora, fica muito mais fácil cuidar da saúde do seu fígado e emagrecer com qualidade de vida!

Estas receitas são muito fáceis e você deve tomar à noite, pois é durante o sono que os ingredientes irão entrar e ação.

4 receitas para a saúde do fígado

1 – Chá de camomila

A camomila possui efeito calmante, ajudando a ter um sono mais tranquilo e revitalizante. Também é desintoxicante, atuando no funcionamento gastrointestinal e ajudando a recuperar a energia muscular.

Ingredientes:

  • Água quente: 200ml;
  • Camomila desidratada

Modo de preparo:

1. Depois de ferver a água, coloque a camomila desidratada e deixe descansar por alguns minutos.

2. Coe o chá, e quando estiver morno, beba.

2 – Água de gengibre e limão

O gengibre estimula as enzimas do fígado, ajudando a queimar mais toxinas. É anti-inflamatório e melhora o processo digestivo, regulando o funcionamento do intestino e eliminando o inchaço.

O limão é uma fruta rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo como um todo. Ele possui ácido fólico, magnésio, potássio, cálcio e fósforo. Contém pectina, uma fibra que quando entra em contato com a água no estômago forma uma espécie de gel que melhora as funções gastrointestinais.

Ingredientes:

  • Água: 200ml;
  • Gengibre: ½ polegar, descascado;
  • Limão: ½ unidade, espremido.

Modo de preparo:


1. Em um copo de água, coloque o gengibre em pedaços pequenos e esprema o meio limão.

2. Mexa bem e deixe descansar por poucos minutos para que o gengibre libere suas propriedades.

3. Beba em seguida.

3 – Chá de hortelã

A hortelã possui antioxidantes e fitonutrientes que melhoram a digestão e colaboram para a absorção das vitaminas e minerais. Dessa forma, contribui para o emagrecimento. Promove também a renovação das energias, melhorando a disposição.

Ingredientes:

  • Água: 200ml;
  • Hortelã: 5 folhas frescas.

Modo de preparo:

1. Coloque a água para ferver.

2. Depois, junte as folhas de hortelã e deixe descansar por alguns minutos.

3. Quando a água estiver morna, retire as folhas e beba.

4 – Água de limão

Além das propriedades já citadas anteriormente, o limão também é rico em vitamina C (ácido ascórbico), que atua como anti-inflamatório e potencializa a absorção de ferro. O potássio atua no controle da pressão arterial e nas funções nervosas.

Por ser uma fruta alcalina, o limão tem o poder de equilibrar o pH do sangue, afastando o risco de doenças.

Como antioxidante, o limão atua no combate ao excesso de radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Ingredientes:

  • Água: 100ml;
  • Limão: ½ unidade.

Modo de preparo:

1. Em um copo com 100ml de água, esprema o suco do limão.

2. Beba na hora, sem aquecer.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.