Semente de melancia emagrece, é antioxidante e dá energia


Ao cortarmos uma melancia, a primeira coisa que fazemos é tirar e descartar as suas inúmeras sementes. O que você provavelmente não sabe é que está desperdiçando uma grande fonte de nutrientes ao fazer isso.

Benefícios da semente de melancia

Rica em nutrientes

De acordo com a nutricionista funcional Ludimila Gouvêa, da Clínica Andrea Santa Rosa, as sementes têm magnésio, ferro, ácido fólico, cobre e vitaminas do complexo B que juntos colaboram para o bom funcionamento metabólico.

Acelera o metabolismo

Com o metabolismo ativado, o corpo funciona de uma maneira mais eficaz e, como consequência disso, queimamos mais calorias e emagrecemos. Apesar desta importante atuação metabólica, o principal benefício das sementes da melancia é a de repor nutrientes.

Ação diurética

Além disso, Ludimila comenta que as sementes também têm o aminoácido arginina, que produz efeito vasodilatador, podendo contribuir para o controle da pressão arterial. “Outro benefício é a ação diurética, que é capaz de diminuir a retenção de líquido e inchaço”, complementa.

Energia


E se você está em busca de energia, invista nas sementes de melancia. Os antioxidantes presentes nela defendem o organismo, corrigem rotas metabólicas e, desta forma, proporcionam melhora na produção de energia.

Como consumir?

Claro que ninguém vai sair comendo melancia com todas as sementes. Por isso, uma forma simples e eficaz de usufruir dos benefícios delas é fazendo suco de melancia com as sementes. Ao bater a fruta no liquidificador, a semente será triturada e você nem sequer irá senti-la ao tomar a bebida.

Outra opção é tritura-las separadamente e usar esta farinha de semente de melancia em sucos ou para enriquecer outras preparações.

Chá de semente de melancia

As sementes de melancia podem ser usadas até mesmo no preparo de chás. Contudo, a nutricionista ressalta que quem preferir consumir desta maneira precisa desidratá-las previamente. Depois, é só fazer a infusão na água quente.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.