Suor excessivo – Porque ocorre e como evitar


É normal que quando desempenhamos alguma atividade física, independente que seja no inverno ou no verão encerramos o treino suados. Mas quando notamos um suor excessivo em relação à atividade física de outras pessoas, pode ser sinal de um problema sério.

Hoje vamos falar sobre suor excessivo porque ele é o corre e como evitá-lo. Vamos lá

Como ocorre o suor excessivo?

O suor é uma forma que o nosso corpo encontrou de resfriar-se naturalmente, quase como se fosse um sistema de ventilação corpórea. Toda vez que o nosso corpo começa a entrar em aquecimento, independente na mudança que ocorra a interna ou externamente, o nosso sistema nervoso acaba enviando sinais para as glândulas sudoríparas e o resfriamento começa a ocorrer.

Portanto quando passamos por alguma situação emocional estressante ou para elevação da temperatura externa, nosso corpo começa a produção de suar através das glândulas sudoríparas existem pessoas que têm glândulas sudoríparas hiperativas, ou seja, produzem suor excessivo em relação a outras pessoas.

Existem pessoas que também tem o problema em regiões específicas do corpo como mãos, cabeça, pés e começam quando a pessoa acorda e acabam quando a pessoa dorme.

Quem é afetado pelo suor excessivo?

Normalmente quem desenvolve suor excessivo são pessoas que estão acima do peso, possuem, idade, sexo e níveis de estresse muito alto. Pense que quando mais velho a pessoa é, mais propensa está a produzir suor excessivo.


Os homens são mais atingidos do que as mulheres, já que as glândulas sudoríparas masculinas acabam tendo que trabalhar mais para resfriar a superfície da pele masculina.

Como evitar 

Não existe uma causa pré-definida para esse problema, a hiperidrose é causada normalmente por questões genéticas, alguns medicamentos podem ter relação direta e algumas condições que a pessoa possui.

Por isso é importante saber a diferença entre desodorante e antitranspirante, eles são fortes aliados para evitar o suor excessivo. O desodorante serve para inibir o odor forte do suor e já o antitranspirante possui alumínio e zinco em sua constituição, para fechar os poros e assim parar a produção de suor.

Existem inclusive antitranspirantes especiais para produção de suor excessivo, além de injeções de Botox aplicada nos locais onde as glândulas são mais hiperativas. E claro que existem alguns truques que podem ser empregados tais como: Banho assim que finalizar a atividade física para resfriar o corpo mais rapidamente, evitar roupas sintéticas que dificultam a ventilação e optar sempre por algodão, evite roupas apertadas que acabam roçando na pele e aumentando a irritação e assim a produção de suor excessivo.

E claro, use roupas claras nas práticas de exercícios, já que as escurem absorvem mais claro e raios solares e assim aquecem mais a superfície da pele.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.