Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Torresmo sequinho sem estouro

Torresmo sequinho sem estouro

torresmo

“O torresmo é uma preparação culinária feito de toucinho cortado em pequenos pedaços e frito até ficar crocante.
No Brasil é uma contribuição da culinária portuguesa com alguns retoques dos temperos trazidos pelos escravos da África.
Antigamente, era só uma maneira de obter a banha de porco-gordura utilizada na culinária, mas na Bahia colonial, os escravos passaram a consumi-lo diretamente.
O torresmo passou a ser utilizado em larga escala, como um delicioso petisco da comida mineira. É apreciado acompanhado de aperitivo-aguardente. E utilizado também na feijoada e no feijão tropeiro.
Pode acompanhar qualquer bebida por se tratar de um excelente tira-gosto.”

Dizem que fazer torresmo é muito chato pois estoura e espirra gordura demais. A boa notícia é que se pode fazer este torresmo sem estouros , seguindo apenas algumas dicas. Apesar de parecer simples, não é tão fácil acertar o “ponto” para um torresmo crocante e sequinho.

Ingredientes
1 kg de barriga (panceta)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de farinha de trigo
1/2 limão
1/2 litro de óleo para fritar

Modo de preparo
Pique a barriga em pedaços pequenos, tempere com sal e a pimenta e o limão, reserve por uns 15 minutos
Coloque no recipiente com tampa, coloque a farinha, tampe e faça movimentos bruscos para que a farinha misture bem e forme uma camada bem fina de cobertura
Coloque o óleo para aquecer e quando estiver quente, coloque as barrigas deixe que fique cobertas pelo óleo, mexa de vez em quando até ficarem sequinhos
Fique tranquilo(a) não vai estourar e vai ficar uma delicia.