Alimentos que podem prejudicar a tireoide se consumidos em excesso


Já falamos no nosso blog em outra artigo sobre como funciona a tireoide e quais alimentos que podem auxiliar no seu combate. Hoje vamos falar sobre alimentos que prejudicam a tireoide e devem ser evitados com a máxima atenção.

Soja

Esse é o primeiro alimento de natalista que deve ser evitado no combate a tireoide, ele é um grão que acaba sendo encontrado em mais de 70% dos alimentos industrializados, a soja ela interfere diretamente na absorção da thyroxine que é um hormônio produzido pela tireoide por isso é importante evitar o consumo desse alimento.

Farináceos e açúcar

Conforme os médicos nutricionistas já informaram, pessoas que acabam consumindo de forma excessiva alimentos à base de farinha refinada ou açúcar, acabam tendo um menor aporte de minerais e vitaminas no corpo que são elementos fundamentais para uma boa manutenção da glândula tireoide.

Principalmente devido a sua função na formação dos hormônios para o metabolismo do corpo humano.

Gordura trans e óleos vegetais comuns prejudicam a tireoide

Outro fator que compromete profundamente o funcionamento tireoidiano e a senhor equilíbrio de concentração de colesterol no corpo, é o consumo excessivo de ácidos graxos Poli insaturados que seriam o ômega 3 e o ômega 6 e o consumo em grande quantidade de gordura trans.

Os médicos explicam que os hormônios T3 e T4 que são produzidos pela glândula tireoide que são essenciais na formação do colesterol saudável e também uma série de hormônios esteroides que precisamos para o nosso funcionamento diário, como a progesterona, o DHEA e a pregnenolona.

Quando a glândula tireoide tem um comprometimento grande de suas funções, isso afeta automaticamente metabolismo e aumenta o risco do paciente desenvolver doenças crônicas.


veja também ➡ Tireoide – 6 sinais que seu corpo dá quando ela não está bem

Alimentos industrializados que prejudicam a tireoide

Um lembrete muito importante que os médicos nutricionistas em forma é que quando o paciente tem um consumo muito alto de produtos que contenham conservantes e corantes processados, como por exemplo salgadinhos, bolachas e alimentos industrializados como fast-food acabam comprometendo de forma geral a sua saúde e assim impactam na absorção de nutrientes.

Todos os adjetivos que se tornam presentes na composição desses alimentos acabou interferindo no balanço nutricional da glândula tireoide se são consumidos de forma exagerada, diminuindo a produção dos compostos que realmente auxiliam no corpo humano e afetando drasticamente o metabolismo e assim a resistência contra doenças graves.

Não podemos deixar de esquecer que a falta de sono, ou seja, uma noite de sono tranquila aliado ao cúmulo de stress também ou faziam no desequilíbrio dos hormônios e afeta drasticamente a glândula tireoide.

Alimentos pobres em gorduras boas também prejudicam a produção hormonal, então opte por fazer a ingestão de alimentos que realmente contribui para o seu corpo.

E evite dietas restritivas ou alguma alimentação desequilibrada que possa causar alguma deficiência de minerais e vitaminas Como já citados acima, tudo que possa impactar na produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4, produzidos pela glândula tireoide afetam o corpo como um todo.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais sobre os alimentos que devem ser evitados.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.