Água de maçã e canela emagrece e regula intestino


Começar o dia tomando água de maçã e canela pode fazer uma enorme diferença para a dieta e saúde. Além de ajudar a emagrecer, a receita nutre, regula o organismo e previne doenças. Veja seus benefícios a seguir:

Para que serve água de maçã e canela?

Ameniza ansiedade

Além dos benefícios da água de maçã e canela para emagrecer, a bebida também atua no controle da ansiedade, porque eleva os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações de bem-estar e prazer.

Controla a diabetes

A canela ainda pode ser uma aliada dos diabéticos pois tem ação benéfica no controle do açúcar no sangue.

Emagrece

Segundo a nutricionista funcional Marilia Sussaio, que também atua como coaching de emagrecimento, a água de maçã e canela ajuda a emagrecer se for aliada a um cardápio equilibrado e a hábitos saudáveis, já que o consumo de nenhum alimento ou bebida garante efeitos milagrosos por si só.

Além de ter poucas calorias e açúcares,água de maçã e canela emagrece porque contém nutrientes – tais como vitamina A, vitamina C, biotina e ácido fólico da maçã e vitamina K, ferro e magnésio da canela – com ação antioxidante, ou seja, que diminuem inflamação do corpo e eliminam radicais livres que oxidam células saudáveis. Com isso, o emagrecimento ocorre com mais facilidade.

Além disso, a maçã é rica em pectina, uma fibra que prolonga a sensação de saciedade, de modo a controlar o apetite.

Outro ponto positivo é o efeito termogênico da canela, que acelera o metabolismo e aumenta o gasto energético.

Fortalece o sistema imunológico

A capacidade de combater os radicais livres e o poder antimicrobiano, anti-inflamatório e antialérgico da canela fortalecem o sistema que protege o corpo de doenças causadas por micro-organismos.

Regula o intestino

Outro benefício da água de maçã e canela é que ela melhora o processo digestivo, regulando o intestino e afastando diarreias ou prisão de ventre.

Reduz risco de doença cardiovascular


O poder contra os radicais livres também contribui para evitar a oxidação das gorduras no sangue, de modo a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como arritmia, insuficiência ou derrame.

Contraindicação

Pessoas que apresentam alguma enfermidade grave podem ser prejudicadas pelo consumo da canela devido à ação termogênica que pode acelerar o metabolismo e elevar batimentos cardíacos e pressão sanguínea. O ideal é que esses indivíduos consultem um médico ou nutricionista antes de consumirem a bebida.

Grávidas não devem beber essa água aromatizada que emagrece porque a canela pode provocar contrações musculares e afetar o útero.

Como tomar água de maçã com canela

De acordo com a nutricionista, não existe um horário ideal para tomar água de maçã e canela pois a bebida pode ser benéfica em todos os momentos do dia.

“Caso você tome em jejum, servirá para preparar para o dia que vem pela frente. Se tomar ao longo do dia, irá auxiliar a eliminar toxinas que foram adquiridas”, explica.

Ainda é possível tomar antes do treino para ter mais energia. Já o consumo noturno pode alterar o sono devido à capacidade termogênica da canela, portanto é contraindicado.

Quantidade

A nutricionista indica beber até 400 ml da bebida diariamente, contudo, a quantidade ideal para cada pessoa só pode ser determinado após avaliação nutricional individual.

Como fazer

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 canelas em pau
  • 2 maçãs limpas, descascadas e fatiadas

Modo de preparo

Em uma jarra, adicione todos os ingredientes. Deixe a bebida descansar durante uma hora na geladeira. Em seguida, acrescente suco de um limão para que as maçãs não fiquem escuras.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.