quinta-feira, novembro 23, 2023
Curiosidade

Anticoncepcional engorda ?

AnticoncepcionalNão existe comprovação científica de que a toma regular da pílula anticoncepcional, como Diane 35 e Yasmin possa engordar, mas está comprovado que a pílula favorece a retenção de líquidos e isto pode levar a um ligeiro aumento de peso em algumas mulheres. A retenção de líquidos pode deixar a mulher mais inchada e com maior propensão para ter celulite e a melhor forma de combater este efeito da pílula é praticar exercícios regularmente.

A injeção anticoncepcional, que se toma de 3 em 3 meses, é composta de apenas progesterona, e esta forma de contracepção pode levar ao aumento maior de peso, e também levar ao inchaço, sensibilidade mamária e, no início, sangramentos irregulares. Neste caso, a mulher deve fazer exercícios mais rigorosos para manter a forma física que tinha antes de tomar as injeções.

Como usar o anticoncepcional sem ficar inchada
Para tomar a pílula sem ficar inchada deve-se fazer exercícios físicos com regularidade. Basta meia hora de caminhada diariamente para conseguir aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente, diminuir a retenção de líquidos causada pelos anticoncepcionais orais.

Contra o inchaço provocado pelas injeções é recomendado fazer 1 hora de exercícios, pelo menos 5 vezes por semana. Bons exemplos são: Body pump e a corrida.

Outra possibilidade é fazer sessões de drenagem linfática ou pressoterapia 1 vez por semana e adotar uma alimentação saudável, com poucas gorduras e açúcar, e investir nos alimentos diuréticos que eliminam os líquidos em excesso e porque eles tem vitamina C, que diminuem os ‘vasinhos’ nas pernas que também são comuns em quem tomam anticoncepcional.

[ Tua Saúde ]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.