Benefícios incríveis do alecrim: de poder detox até função de antidepressivo natural


Além de garantir sabor extra a preparações mais simples, as diversas opções de ervas e temperos trazem diversos benefícios para o organismo e ainda ajudam e minimizar o consumo de sal, já que podem ser bons substitutos ao alimento vilão da saúde.

De acordo com a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, a maioria das ervas tem propriedades antioxidantes e digestivas, mas o alecrim deve ter lugar especial à mesa por ser um dos mais ricos em benefícios.

Benefícios do alecrim

Graças às propriedades antibacterianas, a erva funciona como um verdadeiro remédio natural: tem ação antibiótica, analgésica, antifúngica, anti-inflamatória e até antidepressiva. Versátil, o alecrim pode aparecer em diversas preparações, desde receitas com peixes até sopas e água aromatizadas para promover efeito detox no corpo.


A profissional ainda indica que as folhas frescas devem ser higienizadas e guardadas secas em potes de vidro bem vedados e longes da luz, para que suas propriedades não sejam prejudicadas.

Como plantar alecrim

Para fazer uso da erva natural, o ideal é cultivar em casa sua própria fonte de alecrim. A planta é boa opção para quem não tem muito tempo para se dedicar à jardinagem, mas não abre mão de um bom tempero. O alecrim pode ficar até três dias sem ser regado e ainda se adapta facilmente a diferentes temperaturas. Depois de 90 dias de plantio, a erva já pode começar a ser colhida.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.