Bolo de leite condensado com casquinha de limão


Bolo cai bem em qualquer momento do dia, seja no café da manhã ou no meio da tarde. São fáceis de fazer e agradam a todos. O bolo de leite condensado não tem segredo e para dar um toque diferente, aposte em coberturas criativas, como a casquinha de limão, que dá ainda mais sabor à sobremesa. Veja como fazer a receita no vídeo.

Ingredientes para a massa

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 200g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar peneirada
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • Raspas de 2 limões
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo:

1- Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de bolo, com furo no meio.

2- Procure fazer uma camada fina e uniforme, de preferência, usando um pincel. Polvilhe com farinha de trigo e bata bem para retirar o excesso.

3- Passando pela peneira, coloque a farinha, o fermento e o sal numa tigela e reserve. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Dica: Quanto mais bater nesse processo, mais seu bolo ira ficar fofinho.

4- Se a massa ficar com uma aparência talhada, não se assuste: é assim mesmo.


5- Diminua a velocidade que pode esta na velocidade 4 da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. Quando a massa estiver bem lisa, desligue a batedeira. Adicione as raspas de limão, misture com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma preparada. Para nivelar, o truque é girar a fôrma rapidamente sobre a mesa. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 35 a 40 minutos.

6- Dica: Espete um palito no bolo para verificar o ponto: se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco; se sair limpo, está no ponto. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 10 minutos, antes e virar. Bolo muito quente costuma rachar. Na hora de virar, coloque um pano de prato sob a fôrma; coloque o prato que for usar sobre o bolo; com auxílio do pano (para não se queimar), vire a fôrma de uma vez.

Para o glacê:
Modo de preparo:

1- Em uma tigela, coloque o açúcar de confeiteiro, passando por uma peneira para ficar bem soltinho. Misture o suco de limão rapidamente como o açúcar de confeiteiro, pode ser com uma colher mesmo e espalhe sobre o bolo. Depois de um tempo, o glacê endurece. Pode ralar também x

2- Dica: Ao virar o bolo no prato que deseja, pincele suco e limão no bolo todo, dessa forma ele fica mais cítrico e mais molhadinho.

3- Pode usar limão taiti ou siciliano, sendo que o limão siciliano dá mais perfume do que mais sabor.