Câncer na unha – Veja como identificar


Bastante raro e pouco conhecido, o melanoma subungueal, popularmente chamado de câncer na unha, é um tipo de câncer que, ao contrário da maioria, que aparece na pele, surge na matriz da unha e pode facilmente ser confundida com uma simples contusão.

Embora seja raro, o melanoma subungueal pode levar a complicações sérias. Se não for detectado em seus estágios iniciais, pode se espalhar para outros órgãos, segundo informações do site médico Medical News Today.

Por que algumas pessoas desenvolvem câncer na unha

A maioria dos casos de melanoma de pele é causada pela exposição excessiva ao sol. No entanto, o melanoma subungueal geralmente é causada por uma lesão ou trauma na região.

A condição ainda é mais comum entre pessoas com pele mais escura, maiores de 50 anos de idade e com algum distúrbio imunossupressor, como o HIV.

Como identificar o câncer na unha

Os principais sintomas de câncer na unha são:


  • Presença de uma faixa de cor escura na unha, geralmente vertical
  • Pigmentação escura das unhas que se expande para a pele ao redor
  • Nódulo sob a unha com ou sem uma faixa de pigmentação
  • Unhas frágeis e com rachaduras
  • Sangramento no local da pigmentação

O melanoma subungueal é difícil de ser detectado e o diagnóstico certeiro só pode ser obtido com uma consulta médica. O profissional poderá pedir uma biópsia para verificar a condição ou mesmo descartar outras causas, como uma infecção fúngica.

Como é o tratamento contra câncer na unha

Uma vez identificada a doença, o paciente poderá iniciar o tratamento com a remoção da área afetada cirurgicamente, o que pode incluir a retirada de toda a unha inteira ou de uma parte do dedo.

Feito isso, o médico pode recomendar novas terapias para prevenir a disseminação subsequente do câncer, como quimioterapia e radioterapia. O prognóstico do paciente pode variar muito de acordo com a profundidade da invasão do tumor na pele. Quanto mais profundo, mais mortal pode ser o melanoma subungueal.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.