Candidíase – Sintomas e tratamento caseiro

O que é candidíase? 

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candidaonde o fungo Candida albicans corresponde a quase 90% dos casos. 

A candidíase geralmente afeta os órgãos genitais femininos, mas também pode afetar os órgãos genitais masculinos e outras partes do corpo como pele, unhas, bocagarganta e regiões com dobras ou úmidas como virilha, axilas, barriga, nádegas, parte interna da coxa, pescoço, abaixo dos seios e entre os dedos das mãos e pés. Também pode afetar partes mais internas do organismo como esôfago e intestino. 

Sinais e sintomas  

Os sinais e sintomas da candidíase vão depender da região afetada. Na candidíase vaginal, que é a mais comum, os sinais e sintomas são: corrimento esbranquiçado, coceira, dor e vermelhidão na região vaginal, dor durante a relação sexual. 

Como tratar a candidíase de forma caseira 

Independentemente do tipo, a candidíase é tratada tradicionalmente com pomadas antifúngicas e antimicóticos de uso local. 

Mas existem alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a combater a candidíase. Porém, é importante lembrar que essas opções caseiras não são um tratamento definitivo. Elas ajudam a aliviar os sintomas devem ser aliadas ao tratamento convencional. Por isso, você pode fazer o tratamento caseiro, mas procure um médico para ter um diagnóstico e acompanhamento adequado para a candidíase. 

Algumas opções de tratamento caseiro para a candidíase são as seguintes: 

  1. Bicarbonato de sódio

Dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna e aplique no local afetado. 

  1. Chá de camomila

A camomila tem propriedades calmantes e antifúngicas e, por isso, você pode aplicar o chá morno e bem forte nas áreas afetadas. Para região vaginal, pode ser realizado o banho de assento. 

  1. Violeta genciana

A violeta genciana a 1% é uma substância antisséptica e antimicótica sendo recomendada para a candidíase vaginal. 

  1. Flogo-rosa

Contêm propriedade anti-inflamatória e é indicado para o banho de assento. 

  1. Óleo de coco

O óleo de coco tem propriedade antimicrobianas. Pode ser aplicado no local da área afetada. 

Veja Também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

2 thoughts on “Candidíase – Sintomas e tratamento caseiro

  • em
    Permalink

    Eu estava com coceira e um pouco de corrimento devido ao uso de antibióticos mas tive relação com meu namorado e passou p ele ele está com coceira e está com manchas brancas descascando q fazer já tomamos o comprimido dose única e ele ainda está assim

Fechado para comentários.