Chá mate é um aliado eficaz na redução da gordura corporal

Estudos cada vez mais frequentes têm revelado que a erva-mate é uma aliada eficaz na redução da gordura corporal. Tudo porque o mate é termogênico, ou seja, tem o efeito de acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico em repouso, e além disso, também facilita a queima de gordura através da lipólise.

Por esses motivos, o chá mate tem sido utilizado, assim como o chá verde, como coadjuvante importante em programas de emagrecimento. Ele pode ser consumido na forma das bebidas do mate tostado (batido com limão, por exemplo), no chimarrão (quente) ou tererê (gelado). Se você incluir o consumo da erva em uma dieta balanceada, vai ter ainda mais chances de emagrecer.

Qualidades da erva-mate

Como o processo de fabricação do mate tostado, que é comumente servido batido com limão, é diferente da erva-mate do chimarrão e do tererê, suas propriedades também são alteradas. A planta é a mesma, porém a do chimarrão passa pelo processo de sapeco, secagem e moinho, garantindo assim mais benefícios nutricionais, enquanto a outra é seca e tostada, e perde um pouco suas propriedades.O consumo da erva-mate está ligado ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando sobre nervos e músculos.

O chá feito do mate também possui fortes propriedades diuréticas e laxativas, o que também auxilia no emagrecimento.A bebida contém alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e caféico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. Alguns especialistas sugerem que a erva-mate seja considerada um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessários pro nosso organismo.

Outros benefícios do chá

Além de estimular o metabolismo e a atividade física, por conta de seus alcalóides como a cafeína, a erva-mate também é digestiva, com propriedades laxantes, e diurética. Depois da extensa lista de vitaminas e sais minerais, também se pode ressaltar a presença de antioxidantes, compostos fenólicos que combatem o envelhecimento celular.

Diminui o colesterol

Consumir três doses diárias de aproximadamente 300 ml da bebida diminui em 13% as taxas de colesterol ruim (LDL), e aumenta o colesterol bom (HDL), revela estudo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Como tomar

O chá pode ser feito da erva verde ou tostada, que é encontrada mais facilmente nos supermercados. Pode ser consumida quente ou gelado, claro, sem açúcar.As opções da bebida pronta em lata ou para preparo em sachê também carregam os princípios ativos da erva. No entanto, o efeito é menos intenso porque o chá industrializado pronto tem conservantes e o de saquinho pode misturar diferentes partes da planta.

As bebidas preparadas com as folhas da espécie Ilex paraguariensis, parte da planta que concentra os benefícios do chá-mate, como no chimarrão, ajudam você a perder peso mais facilmente.A erva mate, quando consumida com moderação (até 1,5 litro por dia) traz, além de benefícios para saúde, uma agradável sensação de bem estar. Porém, o consumo é restrito pra quem sofre de doenças cardíacas e também durante o período de gravidez.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.