Desinfetante caseiro – Veja como é simples de fazer


Numa rotina adequada de limpeza, o certo é limpar primeiro a sujeira utilizando produtos detergentes, como sabão e desengordurantes, para depois desinfetar, matando germes e organismos mais resistentes.

Receita de desinfetante caseiro

Primeiro use a solução de limpeza multiuso, preparada apenas com um ingrediente da sua despensa. Veja como é simples a receita que só leva detergente. Depois, desinfete.

Para isso, prepare uma fórmula de desinfetante caseiro rápida e barata. Adicione: uma parte de álcool (de preferência, isopropílico), para uma parte de água. Misture os dois líquidos e coloque em uma embalagem.Para fazer meio litro do produto, que pode ser usado nas superfícies da cozinha e banheiro, dilua 250ml de álcool em 250ml de água. Aplique a solução com panos mais macios e absorventes, como os de algodão.


O uso de desinfetante é essencial para higienizar o banheiro, mas além de pesarem no orçamento, podem causar alergias e incômodo em pessoas mais sensíveis. Esses problemas podem ser facilmente solucionados se você preparar uma versão de desinfetante natural que não agride o ambiente e ainda é sustentável.

Receita 2 

Para fazer um desinfetante caseiro, basta ferver 1 litro de água e, em um balde, misturar com 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com cascas de 1 limão ou 1 laranja. Mexa a solução e use imediatamente para limpar a casa.

Receita 3

Em um vidro de 300 ml coloque cascas de laranjas (limão) e preencha com Álcool ou vinagre de álcool, as vezes eu coloco meio a meio. Deixe descansar por 7 dias, após 7 dias, separe as cascas, descarte, e o líquido pode ser utilizado para limpeza pesada puro ( multiuso )ou dissolva em 3 L de água para passar no piso. Ficou pronto seu limpador desinfetante natural com cheiro cítrico!