Dicas práticas de como limpar o ferro de passar roupas


O ferro de passar é um item indispensável para o bom estado e aparência das roupas. No entanto, esse grande aliado das donas de casa também precisa de cuidados diários, para que esteja sempre funcionando corretamente e não estrague as peças com manchas ou marcas de queimado. Confira algumas dicas práticas de como limpar o ferro de passar roupas.

Cuidados com ferro de passar

Os modelos de ferro que contam com tecnologia a vapor devem receber apenas água filtrada no compartimento de condensação, para evitar futuros danos no funcionamento. Caso sobre água no reservatório após uso do ferro, é preciso despejá-la imediatamente. Isso evita a formação de lodo, que pode deixar as roupas manchadas e até enferrujar o eletrodoméstico.

Truques para limpar o ferro de passar roupa


Se o ferro já estiver sujo de limo, lance mão de um truque de limpeza caseiro para deixá-lo tinindo como novo. Despeje vinagre de álcool ou vinagre de arroz no reservatório até que esteja completamente cheio. Ligue o ferro e coloque na função “liberar vapor”, para que a sujeira acumulada saia do compartimento. Durante o processo, não use o ferro para passar as roupas, já que as peças podem ficar manchadas.

Dicas fáceis de limpeza

Muitas pessoas utilizam vela ou palha de aço para limpar a base de metal do ferro de passar. No entanto, a melhor maneira de higienizar o eletrodoméstico e prolongar sua vida útil é usar um pano úmido, água, solução de bicarbonato de sódio e sabão de coco. Passe o pano delicadamente sobre a parte de metal e depois seque com uma flanela macia. A limpeza deve ser feita com o ferro frio e desligado.

Para remover sujeiras que ficaram grudadas, faça uma pasta de açúcar com detergente neutro e passe na base do ferro morno, com o auxílio de um pano úmido. É preciso tomar muito cuidado para não se queimar durante o procedimento.