Estresse – O que é , tipos e sintomas

O que é estresse ?

Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.

Tipos de estresse:

Agudo: é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras, como a depressão na morte de um parente.

Crônico: afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave.

A evolução do estresse se dá em três fases:

Fase de Alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor.

Sintomas da fase de alerta:

  • Mãos e/ou pés frios;
  • boca seca;
  • dor no estômago;
  • suor; tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros;
  • aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta;
  • diarréia passageira;
  • insônia; batimentos cardíacos acelerados;
  • respiração ofegante;
  • aumento súbito e passageiro da pressão sanguínea;
  • agitação.

Fase de Resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo.

Sintomas da fase de resistência:

  • Problemas com a memória;
  • Mal-estar generalizado;
  • Formigamento nas extremidades (mãos e/ou pés);
  • Sensação de desgaste físico constante;
  • Mudança no apetite;
  • Aparecimento de problemas de pele;
  • Hipertensão arterial;
  • Cansaço constante;
  • Gastrite prolongada;
  • Tontura; sensibilidade emotiva excessiva;
  • Obsessão com o agente estressor;
  • Irritabilidade excessiva;
  • Desejo sexual diminuído.

Fase de Exaustão: nessa fase podem surgem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

Sintomas da fase de exaustão:

  • Diarréias freqüentes;
  • Dificuldades sexuais;
  • Formigamento nas extremidades;
  • Insônia; tiques nervosos;
  • Hipertensão arterial confirmada;
  • Problemas de pele prolongados;
  • Mudança extrema de apetite;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Tontura freqüente; úlcera;
  • Impossibilidade de trabalhar;
  • Pesadelos; apatia; cansaço excessivo;
  • Irritabilidade;
  • Angústia;
  • Hipersensibilidade emotiva;
  • Perda do senso de humor.

Prevenção e controle:

Alimentação: durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, portanto, para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Brócolis, chicória, acelga e alface são ricas nesses nutrientes. O cálcio pode ser reposto com leite e seus derivados.

Atividade Física: qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórias, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo a produção de substâncias naturalmente relaxantes e analgésicas, como a endorfina.

IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis possuem apenas caráter educativo.