quinta-feira, dezembro 14, 2023
CuriosidadeSaúde

Eucalipto serve o tratamento de gripe, rinite, sinusite bronquite e muito mais

O eucalipto é uma planta medicinal bastante utilizada no combate de diversas doenças respiratórias devido as suas propriedades expectorantes, e pode ser utilizado em forma de chá, óleo essencial ou em vapores para inalação.
O nome científico  é Eucalyptus globulus Labill e pode ser comprada em lojas de produtos naturais. Com ele pode-se fazer ótimos remédios caseiros para doenças respiratórias.

Para que serve ?

O eucalipto serve para o tratamento de gripe, resfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma, bronquite, nariz escorrendo, pneumonia, tuberculose, febre, vermes intestinais, acne, mau hálito e dor muscular.

Propriedades

As suas propriedades  incluem ação anti-séptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga.

Modo de uso do eucalipto

A parte utilizada do eucalipto é a sua folha e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá.

Chá: Adicionar 1 colher de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente. Depois de morno, coar e tomar.

Inalação: Colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente e inalar o vapor por alguns minutos. Para aproveitar ao máximo, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça como se fosse fazer uma tenda para cobrir a tigela, assim o vapor ficará aprisionado e o indivíduo inspirará uma maior quantidade do vapor que alivia os sintomas.

Uso tópico: Realizar uma massagem nos locais desejados utilizado 2 gotas de óleo essencial de eucalipto para 100 ml de óleo mineral.

No chuveiro para tratar a sinusite

Basta colocar no chuveiro dois galhos  frescos no chuveiro, o vapor  libera os óleos benéficos da planta. Quando inalado, o vapor de eucalipto vai ajudar a aliviar a inflamação nas vias aéreas e descongestionar naturalmente os seios nasais

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.