Exercícios para perder peso mais rápido

Se você já se alimenta bem e deseja perder peso mais rápido, não tem jeito: você terá que se exercitar. Porém, existem exercícios específicos que ajudam você a emagrecer depressa, ainda que todos sejam bons para a sua saúde.

Para muitas pessoas que querem perder peso, um bom exercício significa correr… e só. Porém, essa não é a única opção que existe.

Então, confira tudo o que você precisa saber sobre exercícios cardiovasculares para perda de peso, para aumento de força e para sua resistência.

O que é o exercício cardio – perder peso mais rápido

Embora pensemos em “cardio” como atividades como corrida, ciclismo e natação, o exercício cardiorrespiratório é, em suma, algo que eleva a frequência cardíaca e desafia o corpo a fornecer oxigênio aos músculos em atividade.

– O sistema cardíaco bombeia sangue pelo corpo, enquanto o sistema respiratório atrai oxigênio para dentro e ao redor do corpo. Qualquer exercício que envolva esses sistemas e os mantém funcionando é cardiorrespiratório.

– Mais dois termos que são usados com cardio são “aeróbicos” e “anaeróbicos”. Essas designações referem-se à quantidade de oxigênio usada para produzir energia para a tarefa em questão.

  • Embora cada sistema de energia esteja sempre em uso até certo ponto, a intensidade da atividade determina qual forma de combustível é mais utilizada.

– O exercício aeróbico baseia-se principalmente no oxigênio para produzir energia, e é realizado em baixa ou moderada intensidade por um longo período de tempo (2 minutos ou mais), tempo necessário para produzir essa energia.

– O exercício anaeróbico, por outro lado, não enfatiza o oxigênio como sua principal fonte de energia, confiando mais no glicogênio e na fosfocreatina. 

  • A atividade anaeróbica é realizada em rajadas e em altas intensidades, sempre.

3 hábitos que te fazem emagrecer e você não sabia

Benefícios do exercício cardio 

Como todo exercício, os exercícios cardiorrespiratórios oferecem muitas vantagens. 

Eles melhoram a circulação de sangue e oxigênio, permitem que você se esforce por mais tempo sem ficar fatigado, ajudam a tornar o coração mais eficiente, queimam calorias, ajudam a dormir, etc.

– Porém, além disso, o cardio pode ajudá-lo a ficar mais forte. Aumentar a capacidade aeróbica pode melhorar o fluxo de sangue, de oxigênio e de nutrientes para os músculos em atividade e ajudar na sua recuperação.

– Claro, o chefe entre os benefícios do cardio para muitas pessoas é o fato de ele ajudar a perder peso mais rápido

  • Pesquisas descobriram há muito tempo que o treinamento intervalado proporcionado por ele melhora a composição corporal, diminui a circunferência da cintura e leva a boas quantidades de perda de peso.

E como o treinamento intervalado pede menos tempo para trazer os mesmos resultados que outros tipos de exercícios, muitos os preferem.

Ciência e o cardio para perder peso 

Em um pequeno estudo publicado em 2016, homens sedentários foram divididos em dois grupos que se exercitaram três vezes por semana durante 3 meses.

Um grupo fazia uma intensidade moderada de exercícios durante 45 minutos, enquanto que os outros alternaram três ciclos de 20 segundos com pedalada de baixa intensidade por 10 minutos.

– No final do experimento, ambos os grupos perderam cerca de 2% de sua gordura corporal. 

  • Mas o segundo grupo trabalhou por um quinto do tempo que o primeiro. Isso comprova que o cardio pode ajudar você a perder peso mais rápido.

Quanto você deve fazer de exercício cardio para perder peso ?

O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda que adultos façam pelo menos 2 horas e meia de cardio de intensidade moderada, ou 60 minutos de cardio de alta intensidade, todas as semanas.

Mas você também pode dividir esse horário durante o dia. Adicione 5 a 10 por cento a mais de exercício cardio na sua rotina a cada semana. Assim, você poderá perder peso mais rápido e contar com muitos benefícios!