Ferro de passar : Veja Como Limpar


Você sabia que é necessário fazer a limpeza do ferro de passar roupas para que ele não estrague ou manche as suas peças ao ser utilizado? Não há muitos segredos para a realização deste serviço, por isso confira agora como fazer esse procedimento.

Aprenda como limpar
A primeira coisa a fazer é ler o manual de instruções do ferro de passar roupa. Lá você encontra todas especificações sobre o produto, como utilizá-lo corretamente e como fazer a sua manutenção. Caso não tenha o manual, veja abaixo como proceder.

Limpando dentro
A água que colocamos nos ferros a vapor contem vários minerais que com o tempo vão se acumulando no reservatório de água e nas saídas de vapor, portanto limpá-las é fundamental. Coloque uma mistura de 50% água e 50% de vinagre branco no reservatório e ligue o vaporizador. Assim que tudo sair, repita a operação utilizando apenas água pura.


Limpando a base
Se a placa do seu ferro de passar não for revestida com teflon você pode usar bicarbonato de sódio misturado com um pouquinho de água para limpar a base do ferro. Esfregue suavemente com uma bucha macia e enxague utilizando um pano úmido. Para bases revestidas com teflon, utilize pano úmido, detergente neutro e água morna. Enxague com um pano umedecido somente em água. Se os orifícios de saída de vapor estiverem entupidos utilize um cotonete para limpá-los. Lembre-se que o ferro deve estar desligado e frio para fazer a limpeza da base.

Dica:
Caso tenha grudado plástico na base do seu ferro, não tente raspá-lo, faça o seguinte: coloque um pedaço de papel alumínio sobre a tábua e polvilhe com sal. Passe o ferro quente sobre o sal e a folha vai ajudar a soltar o plástico.