Formigamento – Pode indicar problemas graves que merecem atenção


Você sabia que o formigamento no corpo pode indicar problemas graves que merecem sua atenção? A sensação de sensibilidade extra como conhecido como formigamento é extremamente comum, o problema é que devido a sua popularidade em relação ao sintomas de sensibilidade acaba sendo encarado com pouca atenção o que acaba sendo o primeiro sintoma de indicação de um possível problema.

O que pode causar formigamento?

O formigamento nada mais é do que uma espécie de parestesia que significa uma sensibilidade desagradável nas extremidades do corpo como os membros inferiores e superiores. É uma espécie de formigamento, que acaba inclusive fazendo cócegas no membro afetado e por isso tem este nome.

Normalmente o formigamento deriva de situações benignas referentes alguma espécie de compressão que houve no nervo que acabou apertando, diminuindo a Sua sensibilidade e quando retorna acaba ficando de uma forma desagradável.

Mas não podemos descartar que existem formigamentos que acabam agravando, sendo a porta de entrada para quadros mais graves.

Anemia

Anemia para quem não sabe é uma doença onde o paciente possui uma quantidade reduzida de glóbulos vermelhos saudáveis e isso acaba levando a quadros de formigamento e dormência no corpo de forma mais contínua devido a queda de oxigênio e de hemoglobina no corpo.

AVC

O acidente vascular cerebral também conhecido como AVC que interrompe o fluxo de sangue para o cérebro também tem como uma das suas principais causas e sintomas formigamento onde há uma perda da sensibilidade excessiva de um dos lados do corpo.


Diabetes

A famosa doença do açúcar, que é uma deficiência do corpo na produção de insulina, acumulando assim o açúcar na corrente sanguínea do paciente ponto inclusive um dos indicativos para quem está desenvolvendo o já possui a doença é o formigamento nas pernas e pés tornando-os extremamente sensíveis como se fosse uma bota apertada e aos poucos a perda da sensibilidade nos dedos do pé.

Primeiros sintomas da diabetes – Como identificar

Doença de buerger

É uma doença frequente para quem é consumidor do tabagismo devido a uma redução da irrigação dos vasos extremos do corpo. O formigamento é um dos seus principais sintomas seguidos de pele arroxeada e gelada na área sensibilizada.

Esclerose múltipla

É a considerada uma Doença auto imune que ataca e destrói todo o sistema nervoso do paciente, um de seus principais sintomas é o formigamento Já que as lesões diretas nos neurônios.

Síndrome de guillain-barré

Outra doença que ataca o sistema nervoso, e tem como seu principal sintoma o formigamento já que ela se manifesta através de cãibras, perdendo a força e a sensibilidade das extremidades do corpo.

Gostou do nosso conteúdo? E importante a leitura para que você entenda que o formigamento é porta de entrada como um dos principais sintomas e fatores para várias doenças graves por isso precisa de atenção.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.