sexta-feira, novembro 24, 2023
DietasSaúde

Hormônio pode ser a razão de você não perder peso

Hormônio pode ser a razão de você não perder peso

Leptina um hormônio que pode estar prejudicando o seu emagrecimento

O que é a leptina?
Como falamos, a leptina é um hormônio produzido pelos adipócitos — as temíveis células de gordura no corpo. Mas não precisa sempre associar isso a um ponto negativo. Muito pelo contrário, a gordura que existe acumulada no seu corpo tem funções muito importantes, o que prejudica e incomoda é o excesso.

Pois bem, a leptina é liberada dependendo da quantidade de gordura que temos no corpo. E mais: esse hormônio é o responsável pela regulação seu apetite, além da noção de saciedade, que pode fazer com que você tenha muito mais controle na hora de comer.

Como este hormônio trabalha?
A leptina trabalha informando ao seu corpo qual deve ser a quantidade ideal de comida a se ingerida, não comprometendo assim o funcionamento das atividades fundamentais. Como um instinto de sobrevivência, sabe? Portanto, se o seu corpo tem uma grande quantidade de gordura acumulada, mais leptina será liberada no seu sangue em condições normais, para que assim você tenha menos apetite. E o contrário também acontece!

Se você parar para reparar, pode perceber a atuação desse hormônio quando engorda um pouquinho. No começo, é natural que você tenha menos apetite, já que seu corpo é inteligente e reconhece que não precisa comer a mesma quantidade que antes. Então ele libera uma quantidade maior de leptina que é responsável por inibir o seu apetite por alguns dias.

O perigo se torna maior quando o aumento de peso acontece de forma mais descontrolada, fazendo até mesmo que seu cérebro pare de respeitar os “recados” transmitidos pelo hormônio e crie resistência a ele (mais ou menos como acontece com a insulina). Nesse caso a pessoa perde a capacidade de diminuir o apetite ou de se sentir satisfeita, podendo engordar ainda mais!

Hormônio pode ser a razão de você não perder peso

O que acontece quando a leptina está desregulada?
Quando acontece dos índices de leptina desregularem, as suas funções são facilmente comprometidas. A pessoa terá, como consequência, uma dificuldade maior em perder peso e de controlar a alimentação, tendo uma barreira ainda maior para emagrecer.

Um erro muito comum, que pode ajudar a desregular a produção desse hormônio, é a dieta absurdamente restritiva e que corta a gordura do seu corpo. Pois bem, a leptina é liberada justamente pela gordura no seu organismo e, se o seu corpo estiver sem ela, receberá informações que aumentarão muito o apetite. Portanto, dê prioridade à perda de peso gradual.

Que atitudes posso tomar?
Existem medidas que você pode tomar para que a leptina volte funcionar normalmente no seu organismo. Uma delas é consumir alimentos que aumentem a sensibilidade do seu corpo à ação desse hormônio. Os alimentos ricos em ácido graxo e Ômega 3 são ótimos exemplos e você pode encontrar no salmão, atum e sementes de chia.

As frutas e vegetais também são recheadas de nutrientes, principalmente as opções que têm muitas fibras. Não se esqueça de dar atenção para os lanches entre as refeições, pois eles podem fazer com que o organismo continue trabalhando de maneira saudável.

Outra dica é diminuir o consumo de certos grupos de alimentos como os carboidratos, encontrados nos pães, arroz branco, massas, entre outros. Eles alteram a produção deste hormônio.

Dormir bem é outra dica para regular a produção de leptina. Além disso, os exercícios físicos ajudam a manter o nível normal deste hormônio e ainda auxiliam no emagrecimento.

[ Fotos: Reprodução / Getyy Images ]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.