Inhame ajuda emagrecer , fortalece o sistema imunológico e controla colesterol


Hoje em dia, cada vez se torna mais conhecido os benefícios que o consumo de inhame pode trazer para sua saúde regularmente.

Para ajudar você a entender mais sobe os benefícios , eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Quais os benefícios do inhame ?

Muitas pessoas já conhecem os benefícios que o inhame pode trazer para sua saúde de um modo geral. Se você também deseja saber, confira a lista abaixo!

Proteção contra doenças cardiovasculares

Se você está procurando por uma suplementação da vitamina B6, o inhame é perfeito. A vitamina B6 quebra a homocisteína que está envolvida na ação prejudicial contra os vasos sanguíneos.

A homocisteína quebra as paredes de um vaso sanguíneo direito. Um alto nível de homocisteína pode causar um derrame ou ataque cardíaco, independentemente do nível normal ou de outros níveis de colesterol. 

É sempre uma boa prevenção, pois contém minerais ou potássio, o que ajuda a manter a pressão sanguínea. 

O potássio supera o sódio, que ocorre muito em alimentos processados. Muito sódio leva a pressão alta. 

Ele também possui a dioscorina a proteína que ajuda a resolver problemas relacionados à hipertensão devido à inibição da enzima de conversão da angiotensina, que aprova o fluxo sanguíneo renal e diminui a pressão sanguínea.

Regulação da pressão sanguínea

Foi demonstrado que uma proteína extraída do inhame reduz a pressão sanguínea in vitro. Em ratos hipertensos, o consumo de inhame, na forma líquida e em pó, também reduziria a pressão sanguínea.

Controle da diabetes e do peso

Um estudo em ratos mostrou que consumir inhame em pó durante as refeições contribui para um melhor controle das concentrações de glicose e insulina.


Proteção do fígado e rins

Um estudo mostrou que um extrato de inhame cru, adicionado à dieta de roedores, ajuda a proteger o fígado e os rins dos danos causados ​​por altas doses de acetaminofeno ou álcool.

Outro estudo relatou que o pó de inhame, quando administrado a ratos, protege o fígado da fibrose hepática (uma doença caracterizada pela formação de placas fibrosas no fígado, que pode levar a cirrose ou insuficiência hepática).

Melhora dos sintomas da menopausa

Tradicionalmente, o inhame é usado para tratar certos sintomas da menopausa. Apesar dos testes bem-sucedidos em animais e humanos, o uso de suplementos de inhame não confirmou esse efeito. 

Portanto, o consumo de inhame não pode ser recomendado para reduzir as ondas de calor ou outros sintomas da menopausa.

Controle melhor do colesterol

Um estudo realizado em mulheres mostrou que o consumo diário de quase 400 g de inhame (cerca de 5 porções), por 30 dias, reduz o colesterol total no sangue, mas não afeta o colesterol LDL e HDL. 

Os pesquisadores acreditam que as fibras, esteróis ou a ação combinada desses compostos de inhame diminuiriam a absorção de gordura no intestino.

O tubérculo  possui a propriedade de fortalecer o sistema imunológico por ter boas quantidades de vitaminas.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do inhame? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.