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Insônia : Tratamento natural


insônia

CAUSAS, SINTOMAS, CONSEQUÊNCIAS E TRATAMENTO

O QUE É INSÔNIA?  É a dificuldade de iniciar ou manter o sono ou ainda a percepção de um sono não reparador, com prejuízo na atividade social e/ou profissional.

Devido ao grande número de pessoas atingidas e às suas repercussões, a insônia torna-se um problema de saúde pública.

Na maioria das vezes a insônia está relacionada a uma redução da quantidade de horas necessárias para um sono satisfatório.

CAUSAS

Sabemos que não existe apenas um tipo de insônia mas vários tipos de “insônias”. Elas geralmente decorrem da interação de diversos fatores como predisposição genética, fatores físicos, biológicos, mentais, psicológicos e sociais.

Podem ser causadas ou agravadas por outros distúrbios do sono como SAHOS (Síndrome da Apnéia Hipopnéia Obstrutiva do Sono), Síndrome das Pernas Inquietas e Parassonias.

Também podem ser causadas ou agravadas por outras condições como Depressão, Transtorno da Ansiedade, Fibromialgia, Dor Crônica, Distúrbios Metabólicos Hormonais (por exemplo, doenças da tireóide), algumas medicações e substâncias (estimulantes, benzodiazepínicos, bebidas alcóolicas).

Em algumas situações a insônia é primária ou seja, sem causa definida. Muitos pacientes com Insônia Idiopática (sem causa aparente) relatam dificuldade para dormir de início ainda na infância.

Na maioria dos casos a insônia é do tipo psicofisiológica, na qual estão envolvidos fatores predisponentes, como um nível aumentado de alerta e vigilância, mesmo durante a noite; fatores desencadeadores como mudança de trabalho, perda de ente querido, situações familiares e pessoais de conflito, etc; e fatores perpetuadores como a manutenção de hábitos inadequados em relação ao sono ( horário irregular de ir deitar, ficar assisistindo TV ou no computador até tarde da noite).

CARACTERÍSTICAS E SINTOMAS

A grande maioria dos casos  pode ser caracterizada como insônia inicial que se caracteriza pelo aumento da latência do sono, ou seja, aumento do tempo que o indivíduo demora para iniciar o sono.

Também é muito freqüente a insônia de manutenção onde ocorre o aumento dos despertares durante a noite.


A insônia terminal é um pouco menos comum e se caracteriza pelo despertar precoce, quando o indivíduo acorda muito antes do horário que desejaria, mas não consegue voltar a dormir.

Alguns pacientes com insônia queixam-se na realidade da qualidade de seu sono, ou seja, mesmo dormindo uma quantidade de horas considerada satisfatória, estes indivíduos têm a sensação de que o sono não foi reparador.

A quantidade ideal de horas de sono é uma característica individual. A maioria das pessoas sente-se satisfeita após cerca de 7 a 8 horas de sono, porém o que define se a pessoa dormiu satisfatoriamente é o estado em que ela se encontra no dia seguinte.

Geralmente os pacientes com insônia apresentam-se cansados, mal-humorados, sonolentos ou com sensação de “atordoamento”. Muitos, mesmo sonolentos, não conseguem dormir durante o dia.

CONSEQÜÊNCIAS DA INSÔNIA CRÔNICA NÃO TRATADA

A insônia crônica pode resultar em distúrbios da memória e concentração, ansiedade, depressão, irritabilidade, sentimento de insatisfação constante, baixo rendimento profissional, prejuízo do convívio social e aumento do risco de acidentes com veículos automotores.

Especialistas afirmam que remédios vendidos contra a insônia provocam dependência, e depois de algum tempo de uso não fazem mais efeito, por isso o tratamento natural vem apresentando bons resultados no combate a este problema..

Livrar-se das noites mal dormidas pode ser o grande alívio para muita gente. As sugestões de tratamentos abaixo podem ajudar a combater a insônia.

Suco de laranja e alface 
O suco de laranja com alface proporciona um efeito sedativo que relaxa os músculos e acalma os nervos, sendo ideal para quem sofre de insônia, estresse ou ansiedade.
Ingredientes
100 g de alface
500 ml de suco puro de laranja
1 cenoura
Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador e beber a seguir, sem coar. Para preparar o suco de alface é preciso saber escolher as folhas certas, preferindo as de tonalidade verde-escuro, pois geralmente são as folhas mais alimentícias e melhores fontes de vitaminas.
Outras ervas que podem ser usadas para fazer chá para insônia são o maracujá, a camomila, a melissa e até as folhas da valeriana.

Uma bebida sedativa natural  O preparo é muito simples, prepare seu chá ou infusão com a erva preferida (de preferência que seja camomila, maracujá, valeriana, etc.) e adicione umas colheres de vinagre de maçã e mel, misture bem e desfrute desse maravilhoso remédio relaxante.

Caros amigos e visitantes, este blog não se destina em nenhuma hipótese a dar diagnósticos ou sugerir tratamentos, mas tão somente a alertar acerca de problemas de saúde. Faça um bem a si mesmo. Na existência de algum problema de saúde procure um médico.