Labirintite – Causas sintomas e tratamento


A labirintite é uma doença frequentemente dolorosa do ouvido, na qual o labirinto ósseo do ouvido interno está inflamado. 

É por isso que uma infecção no ouvido interno pode afetar a audição, por um lado, mas também o senso de equilíbrio, por outro. Os sintomas não são fáceis de interpretar.

Para ajudar você a entender mais sobre a labirintite, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Causas de uma infecção do ouvido interno

A inflamação do ouvido interno pode ter vários gatilhos. O mais comum é a labirintite viral. Geralmente é o resultado de uma otite média ou uma infecção do trato respiratório superior (nariz, seios da face, garganta). 

Uma infecção do ouvido médio, por exemplo, pode fazer com que patógenos do ouvido médio cheguem ao ouvido interno e desencadeia uma inflamação.

A inflamação bacteriana também é possível. A meningite bacteriana também pode afetar o ouvido e levar a uma doença do ouvido interno. 

Uma infecção do ouvido interno geralmente não é contagiosa, mas suas possíveis causas, como infecções de gripe, são. 

Outros possíveis gatilhos de inflamação do ouvido interno são alergias, traumatismo craniano, colesteatoma (inchaço no ouvido) ou doença de Menière.  

Sintomas de labirintite

Um sinal comum de labirintite em adultos é a vertigem, geralmente acompanhada de náuseas. Dor no ouvido ou audição insuficiente também podem ser sinais de infecção do ouvido interno. 

Também são possíveis ruídos desagradáveis no ouvido (zumbido), que são perceptíveis como zumbidos, batidas ou assobios no ouvido. Os movimentos oculares descontrolados são outro sintoma que pode indicar labirintite. 

É difícil para leigos reconhecer a infecção do ouvido interno com base em seus sintomas. Por um lado, os adultos são afetados com muito menos frequência do que bebês e crianças pequenas, por outro lado, os sintomas incluem dor de ouvido ou tontura e outras doenças de ouvido, como otite média ou doença de Meniere. 


Se você suspeitar de inflamação do ouvido interno, recomendamos que você consulte um médico de ouvido, nariz e garganta.

Uma vez que a diminuição dos sinais não significa necessariamente o fim de uma infecção, isso também se aplica se os sintomas já tiverem diminuído. 

Nossa audição e nossos ouvidos são muito sensíveis, portanto, doenças auditivas não tratadas podem causar deficiência auditiva a longo prazo. Se uma infecção do ouvido interno não for tratada, ela pode se desenvolver ainda mais sem impedimentos e causar grandes danos.

Duração de uma infecção do ouvido interno

A duração da labirintite é tão variada quanto as causas e sintomas. Dependendo da gravidade da infecção do ouvido interno e da possibilidade de tratá-la com antibióticos ou outros medicamentos, ela pode ceder em alguns dias a semanas. 

Embora os sintomas, como dor de ouvido ou tontura, às vezes desaparecem por conta própria, recomendamos que você visite um especialista se suspeitar de uma infecção no ouvido interno. Isso garante que as queixas agudas não se tornem crônicas. 

Tratamento de uma infecção do ouvido interno

Para tratar a labirintite, o primeiro passo é um exame completo pelo seu especialista. 

Para prevenir a labirintite, se você tiver infecções semelhantes às da gripe e resfriados, especialmente otite média, certifique-se de que o ouvido não está inchado e adequadamente ventilado.

Se uma criança costuma sofrer de otite média, é fundamental que ela consulte um médico de ouvido, nariz e garganta. 

Desta forma, os distúrbios congênitos da ventilação podem ser excluídos ou eliminados. As vacinas recomendadas para crianças pequenas também são de grande importância.

Gostou de saber mais sobre a labirintite? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Veja também [su_list icon=”icon: arrow-right”]

[/su_list]